Gabriel Ronnie Steingreber
Gabriel Ronnie Steingber
Especialista em Fisiologia e Saúde
Graduado em Educação Física
CREF 010208-G/SC
Musculação, Saúde e Estética Corporal
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é definida como bem-estar físico, social e espiritual, não só estar livre de doenças.
Musculação é o ato de muscular, ou seja, realizar qualquer atividade que realize contração muscular. Varrer, caminhar, respirar, piscar, são atividades físicas onde voluntária ou involuntariamente há a ação muscular.
Ou seja, qualquer ação muscular pode ser chamada de musculação.
A “musculação” praticada nas academias sob a orientados por profissionais de educação física é denominada de Treinamento Resistido com Peso.
O Treinamento Resistido com Peso é caracterizado pela ação muscular de vencer a resistência de pesos, que podem ser ofertados por aparelhos, barras, halteres, anilhas, caneleiras ou até mesmo nossa própria massa corporal de forma planejada visando objetivos estéticos, performance, a manutenção ou melhoria da saúde.
Objetivos da prática de musculação
Os objetivos são os mais variados:
Há aqueles que procuram a prática da musculação por indicação médica a fim de melhorar ou prevenir a saúde.
Geralmente os que precisam melhorar a saúde são os que os médicos já haviam indicado a prática de exercício físico para a prevenção e manutenção da mesma e não o fizeram. Muitos esperam desenvolver doenças crônico-degenerativas.
Quando citamos estética corporal, falamos de indivíduos saudáveis que buscam geralmente o aumento de volume muscular ou o emagrecimento.
Mas qual a diferença entre o aumento de volume muscular e o emagrecimento?
Quem procura a academia com o intuito de aumentar o volume muscular, tem algum desejo específico, no caso das mulheres, em sua maioria, busca-se um maior volume nos membros inferiores, enquanto que a maioria dos homens nos membros superiores.
A questão é que independente do objetivo, temos que buscar o equilíbrio e exercitar ambos os membros para não haver assimetrias acentuadas, como o famoso “sabirila, pernas de sabiá, tronco e membros de gorila” acarretando em desvios posturais patológicos como protusão de ombros, hiperlordose, entre outros.
Temos que ter consciência de que os exercícios mais efetivos necessitam do equilíbrio corporal geral, por exemplo, no exercício agachamento livre necessita-se de troncos e membros
superiores fortes para executá-lo corretamente tanto na técnica como com na carga adequada.
O polêmico Emagrecimento
Existe uma grande diferença entre emagrecimento e perda de peso.
Emagrecer significa aumentar a massa corporal magra em relação ao peso de gordura, logo, a perda de peso não é sinônimo de emagrecimento.
Por exemplo: um indivíduo de 70kg com 25% de gordura tem um peso de 17,5kg de gordura e 52,5kg de massa corporal magra (peso ósseo, muscular e residual) no final de um planejamento de treino que levou alguns meses ao fazer uma nova avaliação física obtém o seguinte resultado: os mesmos 70kg só que um percentual de 15% de gordura. Este indivíduo emagreceu, aumentando 7kg de massa corporal magra e perdendo 10,5kg de gordura.
Portanto, nem sempre acredite na balança, pois ela não lhe informa a composição corporal somente o peso corporal total, o que não serve de parâmetro pra quantificar um resultado.
A maioria das academias conta com avaliações físicas que podem quantificar estes resultados.
Se sua academia não oferece este serviço ou você não quer investir em avalição física, acompanhe o resultado com fotos mensalmente como no exemplo abaixo:
Não perca a próxima edição, pois falaremos sobre alguns segredos de como “afinar” a cintura.
Instagram: @gabrielotreinador Fanpage: https://www.facebook.com/gabrielotreinador
E-mail: academiavidaesaude@live.com
Endereco
email
mais info