Foto: BV Ilhota/Divulgação
Por volta das 21:29 da noite de quinta-feira (28) os bombeiros foram acionados para atender um incêndio em residência no Braço do Baú. O suposto sinistro estaria acontecendo na rua Emílio José Peixoto. A informação era de que a explosão de um botijão de gás é que teria dado inicio ao fogo na residência.
Conforme informou o comandante Rampelotti as unidades de combate foram enviadas imediatamente, porém chegando a localidade para nossa surpresa nada foi encontrado. “Nesse momento percebemos que se tratava de um trote”, comentou Rampelotti.
“Em missões desse nível enviamos nosso melhor, tanto em equipamentos como em pessoal, pois não sabemos a gravidade do que vamos encontrar; especialmente por se tratar de regiões mais afastadas. Isso sempre gera um problema, pois em função do pouco contingente e unidades de atendimento a cidade fica desguarnecida.“
“Em se tratando de trote,” continua Rampelotti, “a situação é ainda mais grave, considerando os custos de uma equipe, o fato da cidade e outras localidades ficarem desguarnecidas e os próprios riscos a equipe de atendimento que precisam se deslocar com rapidez ao local e nesse caso o agravante torna o trote inaceitável em qualquer sociedade que se preze. É ofensivo e portanto, criminoso” desabafa o comandante.
Para manter em operação a unidade de Bombeiros Voluntários de Ilhota, são realizados constantemente eventos beneficentes, como o tradicional pedágio, também jantares e ações onde a comunidade sempre participa.
No mês de abril, por exemplo, acontecerá o pedágio solidário onde equipes dos Bombeiros Voluntários, Mirins e Comunidade estarão nas ruas num esforço constante para manter o trabalho na unidade.