VOCÊ ESTÁ AQUI

Penha, com selo federal, cooperativa de maricultores volta a funcionar

Fallback Image





Os coordenadores da Cooperativa de Maricultores de Penha (Coopermape) confirmaram à Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura que a unidade voltou oficialmente a funcionar. Os primeiros quilos beneficiados do mexilhão já foram enviados para serem comercializadas em São Paulo e levam a grande conquista da categoria: o Selo de Inspeção Federal (S.I.F). Cada embalagem do produto pesa meio quilo.

"A reativação da Coopermape é uma vitória para a maricultura de Penha. Além de levar o produto para o mercado nacional, estamos dando procedência ao marisco", definiu o secretário municipal, Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão, em alusão, principalmente, ao S.I.F – que foi reconquistado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Fundação do Meio Ambiental do Estado (Fatma).

O MAPA, por sua vez, foi o último órgão a avalizar a unidade e a autorizar efetivamente o recomeço das atividades. Controle na área de cultivo, recepção, limpeza, pré-cozimento, resfriamento, desconche, drenagem na câmara fria, embalagem e expedição do produto constam impressos no rótulo do produto, aprovado pelo MAPA. "É um ganho não só para Penha, mas para toda Santa Catarina", acrescenta Gilberto Manzoni, professor da Univali e responsável técnico da unidade.

Segundo Gilberto, a unidade tem capacidade de produzir 7 toneladas semanais de carne, mas iniciou suas atividades com uma produção menor: uma tonelada semana. "Até estarmos com todo o sistema regulado vamos trabalhar com uma capacidade reduzida", completou o professor. Quinhentos quilos já foram enviados para São Paulo e outros quinhentos quilos do produtos serão transportados neste sábado, 9.

Vinte maricultores cooperados – dentro de 47 que atuam em Penha – irão alimentar a Cooperativa. Na visão do prefeito, Evando Eredes dos Navegantes (PSDB), a expectativa é de que o número de associados aumento, visto a visibilidade que o produto de Penha conquistou. "Nosso produto entrou no cenário nacional, deixando ainda de sair da irregularidade para ser avalizado com o Selo de Inspeção Federal", pontuou.

Atualmente Penha produz 1.132 mil tonelada ao ano em 63 hectares distribuídos em onze áreas de sua costa. Com a reativação da cooperativa e também pelo trabalho de demarcação das áreas de cultivo – que deve começar em algumas semanas – a produção de Penha poderá voltar a casa de 3 mil toneladas anuais, acredita o presidente da Associação dos Maricultores de Penha (Amape), Giovane Dias.

O recomeço do trabalho da cooperativa é consequência de um longo processo: reativação da licença ambiental, reativação do S.I.F e também de reestruturação de toda a unidade (feita por uma empresa de São Paulo. O Governo Municipal apoiou o grupo com aporte financeiro e a Univali com estrutura técnica.

Coopermape e Amape trabalham na reestruturação da unidade, parada em 2012. Através de uma parceria privada com a Nova América Pescados, de São Paulo (SP), R$ 50 mil foram aplicados na reforma e adequação sanitária do local, instalado no bairro do Mariscal.


Fourth slide

Veja também

Deixe um comentário

HOME