A capoeira é considerado um dos esportes mais completos pois mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música.
A luta de defesa pessoal, que é reconhecida também como dança, foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil,
O projeto Educar para não Punir
Sydney Machado que está à frente do projeto já a mais de 10 anos revela que nesse tempo todo, a capoeira tem sido um agente transformador que contribui para a socialização em especial de jovens junto a comunidade.
“Já vi jovens sendo liberto das drogas pelo trabalho desenvolvido pela capoeira” comenta Sydney
Fotos: Guilherme Macedo/CVI
Somos Campeões por Ilhota
Apesar de não contarmos com praticamente nenhum apoio, temos participado e levado o nome Ilhota para várias competições e trazido alguns títulos para casa. Entre eles a Conquista do Sul Brasileiro de Capoeira em 2015 e em 2013 e 2014 fomos campeões catarinenses.
Toda ajuda é bem vinda
Sidney reclama que além do espaço no ginásio de esportes que é público, o Projeto Educar para não Punir sobrevive com recursos próprios e de alguns empresários que ajudam e que a municipalidade ignora o potencial da capoeira.
A atual administração Municipal apesar de ter dado respaldo a outros estilos de artes marciais que com certeza merecem o maior respeito pela seriedade e dignidade com que são realizadas no município, nós da Capoeira, almejamos nosso espaço que por direito conquistamos.” Finalizou o Professor Sidney