As aulas de flauta doce iniciaram em Bombinhas no ano de 2013, primeiramente para crianças, e neste ano o projeto ampliou para atender adultos, sob responsabilidade da professora Vanessa Pscheidt. Com o objeto de incentivar competências na musicalização a Fundação de Cultura firmou parceria com o Projeto Sopro Novo da Yamaha, e a professora Vanessa passou a ser monitora do programa em Bombinhas. Para tanto foi realizado entre os dias 16 e 17 de abril o 1º Seminário do programa “Aprendendo a ler música”, na Casa de Cultura Piana do Crivo.
O Seminário reuniu 20 integrantes, entre alunos e professores de música, no encontro ministrado pela diretora administrativo pedagógica Mirtes Strapazzon, do Conservatório de Belas Artes de Joinville e Regional Sul do Sopro Novo Yamaha. Licenciada em música e pedagogia, bacharelado em piano e mestrado em educação, a professora Mirtes ainda, atua como pianista e flautista em orquestras e grupos catarinenses.
O programa da Yamanha com essa estrutura de musicalização é exclusividade brasileira e possui um histórico de 10 anos de existência. Tem um período de oito a nove meses de estudos, terá mais dois seminários de formação, e ao concluir o aluno recebe certificado entregue em formatura. “O aprendendo a ler música parte do princípio que você pode vir pra cá adulto sem conhecimento algum de música, a partir do seminário desenvolver o conhecimento e posterior a formatura ampliar seus horizontes com novas buscas”, ressalta a professora Mirtes.
O conteúdo do curso abrange desde a formação de plateia, teoria até a prática musical, é disponibilizado pela coorporação Yamaha através de uma Fundação Musical. Mirtes elogiou o grupo bombinense e destacou a sensibilidade e a musicalidade do conjunto. “O grupo é muito bom e a musicalização parte do interno para desenvolver o exterior. Para a musicalização o importante é o processo, o resultado é consequência”, afirma a professora.
Além de uma viagem em torno das notas musicais e despertar sentidos jamais imaginados pelos participantes, as aulas proporcionaram uma sensibilização do todo que a musicalização é capaz de realizar no ser humano e este sentimento irá para a sala de aula através dos professores de outros instrumentos. Além disto os alunos de flauta doce ampliam conhecimento e recebem uma carga motivacional, imensurável, para a continuidade das aulas.