Itajaí está em contagem regressiva para o início dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Competição que foi criada em 1960 pelo esportista brusquense Arthur Schlösser, chega à sua 54ª edição. A atual vice-campeã geral do JASC, será a sede do evento neste ano. As disputas acontecem entre os dias 15 e 25 de novembro. Ao todo serão disputadas 26 modalidades, sendo elas: atletismo, basquete, bocha, bolão 16, bolão 23, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, punhobol, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com armas curtas, tiro com armas longas, tiro ao prato, triatlon, voleibol, vôlei de praia (duplas) e xadrez.
Todas as modalidades terão competições nos naipes feminino e masculino, e ao todo serão disputados 47 troféus. E todos os eportes em disputa já estavam presentes nos JASC 2013. Itajaí que foi vice das duas últimas edições, vem forte em busca do título geral deste ano. Por ser a cidade sede, Itajaí tem atletas participando de todas as modalidades.
Segundo o Diretor de Desporto de Rendimento da FMEL, José Hiran Lamim, Itajaí passou por uma reformulação no esporte. "Na edição passada não tivemos equipes participando em oito modalidades, pelo fato de não ter equipes formadas em atividade. Porém, em busca do título geral deste ano, já foram criadas equipes para participarem desses oito esportes, o que ajudará na pontuação geral", destaca.
“Investimos forte em busca de faturar os jogos abertos neste ano, já que fomos vice nas ultimas duas edições queremos um titulo de campeão em casa. Para este ano criamos as equipes de basquete masculino, bolão 23 masculino e feminino, punhobol, competições de tiro e xadrez feminino. E temos certeza que isso fará a diferença na disputa pelo titulo”, acrescenta o diretor de Desporto de Rendimento.
Uma das competições que exige mais dos atletas, que tem o maior desgaste físico é o Triathlon. A prova conta com 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, exige que o esportista seja um super atleta e que tenha que se dedicar inteiramente ao esporte para competir nos JASC. A equipe de Itajaí treina seis dias na semana, de domingo a domingo, folgando apenas nas quartas-feiras, em atividades realizadas três vezes por dia – treinos de manhã e à tarde e academia no período da noite. Além de treinarem todos os períodos do dia, os atletas recebem acompanhamento alimentar de nutricionistas.
No triathlon largam sete atletas por município, sendo quatro homens e três mulheres. A modalidade sempre traz muitas medalhas para a cidade. Na edição passada, Itajaí se sagrou campeã no feminino e vice-campeã no masculino. Segundo o treinador de Triathlon itajaiense, José Wilson Ribeiro, o sucesso vem do comprometimento dos atletas e da competência da comissão técnica.
“Nossa equipe é formada por 'dinossauros', atletas que já competem há muitos anos nos Jogos Abertos e que sempre conquistam bons resultados. Todos são muito comprometidos, dedicados e seguem à risca tudo o que é passado. Um dos destaques da nossa equipe é o competidor Diogo Sclebin da Costa Martins, que já foi sete vezes campeão dos JASC, e é atleta da seleção brasileira", completa o treinador.
Fonte: assessoria