DA REDAÇÃO / JOSÉ CARLOS MACEDO
Ser bombeiro é sempre uma tarefa que envolve, além de uma boa dose de coragem, a vontade de servir seu semelhante. A tarefa não é fácil e os recursos muitas vezes escassos.
Uma das ferramentas imprescindíveis na hora de prestar socorro às vítimas é o que faz a imobilização de cabeça, mais conhecida como base de cabeça ou tecnicamente como cochim.
Segundo o subcomandante do Bombeiro Voluntário de Ilhota Helmuth Aggnes, é muito comum nos hospitais este importante instrumento desaparecer.
Por se tratar de um instrumento indispensável, a necessidade motivou a criatividade do pessoal da corporação de Bombeiros Voluntários de Ilhota.
O novo produto surgiu totalmente a partir da reciclagem, é um achado para a corporação que apesar de estar em testes está muito animada com o produto, tanto pela facilidade em se obtê-lo como pelo baixo custo.
“Se o projeto aprovar, teremos os custos reduzidos e com certeza vai melhorar a economia com a compra do cochim.”, comentou o Tiago Brassanini, comandante do BV Ihota.
O produto está em testes, explica o BV Marlon, que foi quem teve a idéia inicial para fazer o produto. “Numa emergência não tem como ficar sem ele, então o jeito foi criar um” comenta.
O projeto idealizado pelo BV Marlon foi executado pelo BV João Carlos com o apoio de todo o contingente.
Esperamos que o projeto aprove, mas mesmo no caso de ser inviável, está de parabéns todo nosso pessoal pela criatividade e disposição em servir a comunidade”, sentenciou o Comandante Tiago.