Nos dias 7 e 8 de junho (sábado e domingo), Itajaí (SC) recebe milhares de visitantes para um dos principais eventos da Kultura Kustom do Brasil: o SANTA CATARINA CUSTOM SHOW, que chega a sua 4ª edição. Serão 18 mil metros quadrados repletos de veículos clássicos e customizados, motos choppers, mais de 60 expositores (entre oficinas de restauração e customização, mercado de pulgas e peças raras, vestuário, produtos e serviços automotivos), bandas de rock, blues e rockabilly, tatuadores, pin-ups, praça de alimentação e apresentações variadas.
"O principal objetivo do SC CUSTOM SHOW é fomentar e difundir o mercado da customização nacional, atraindo novos adeptos e gerando negócios nesse segmento que, embora muito difundido nos Estados Unidos, ainda é relativamente novo no Brasil", explica o idealizador do evento, Rodrigo Huelsmann.
De acordo com Huelsmann, o visitante do SCCS vai conhecer todo o universo que envolve essa "kultura" e poder fazer parte dele. "Teremos veículos a venda, oficinas especializadas em customização e restauração automotiva, estandes oferecendo roupas e acessórios voltados à moda kustom, tatuadores e muitas atrações para envolver nossos visitantes", afirma. Os expositores vem de diversos Estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e cidades catarinenses, trazendo as novidades do setor.
Em 2013, o SANTA CATARINA CUSTOM SHOW reuniu mais de 10 mil visitantes, gerando cerca de R$ 2,5 milhões em negócios no evento.
Surgida nos Estados Unidos por volta da década de 1950, a Kultura Kustom caracteriza um estilo de vida de quem busca "customizar", ou personalizar, seja veículos, roupas ou a própria pele. Muito ligada à veia artística e com adeptos no mundo todo, o universo dessa cultura envole profissionais de automóveis e motocicletas, músicos, tatuadores, entre outros. O próprio nome, Kultura Kustom, escrita com "k", reflete a rebeldia dos adeptos ao customizar inclusive as palavras.