A Defesa Civil de Santa Catarina acompanha, neste sábado, o vertimento pela primeira vez da Barragem Norte, localizada em José Boiteux.
A barragem atingiu sua capacidade máxima e já iniciou o processo controlado de liberação de água. É fundamental ressaltar que o vertimento de barragens é uma operação monitorada de perto por equipes técnicas.
A estrutura da barragem foi projetada para liberar o excesso de água retida por meio do vertedouro. Com a redução das chuvas intensas das últimas semanas, espera-se que o processo de vertimento continue de forma controlada.
A Barragem de José Boiteux é capaz de conter um grande volume de água, com uma capacidade de até 357 milhões de metros cúbicos, sendo a maior barragem no sistema de controle de cheias do Vale do Itajaí. Segundo Frederico Rudorff, coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil estadual, esse processo é semelhante ao que ocorreu recentemente nas barragens de Taió e Ituporanga devido às chuvas intensas.
Mesmo assim, essas duas estruturas conseguiram segurar até 125% do volume de seus reservatórios, contribuindo para a redução dos níveis dos rios e a mitigação dos impactos das cheias na região do Vale do Itajaí.