GUERRA ISRAEL: Nesta terça-feira (10), o primeiro de seis aviões mobilizados pelo governo federal para resgatar brasileiros do conflito entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio, decolou de Tel Aviv por volta das 14 horas (horário de Brasília). A bordo estavam 211 passageiros.
A aeronave, um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, seguirá direto para Brasília, onde tem previsão de pouso na Base Aérea às 4h de quarta-feira (11).
Até o momento, aproximadamente 2,2 mil brasileiros entraram em contato com a embaixada brasileira em Tel Aviv em busca de assistência para deixar Israel. A maioria desses brasileiros é composta por turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando o grupo Hamas lançou um ataque contra o território israelense no último sábado (7).
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel, e outros 6 mil residem na Palestina. Além disso, muitos turistas visitam a região, seja por motivos religiosos, seja para participar de eventos. Inicialmente, o foco do Itamaraty é o transporte de cidadãos que estavam no Brasil e viajaram para a região sem uma passagem de volta.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está fornecendo um formulário para inscrição de interessados nos voos de repatriação em seu site. Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv e do Escritório de Representação em Ramala continuam em funcionamento para atender nacionais em situações de emergência. O Escritório de Representação em Ramala também está coordenando a evacuação de brasileiros da Faixa de Gaza em conjunto com a Embaixada do Brasil no Cairo, devido à deterioração das condições de segurança na área4
Fonte: AgenciaBrasil