Medo, presságio, ou inveja.
Elon Musk e um pequeno grupo de líderes em inteligência artificial (IA) pediram uma “pausa” no desenvolvimento da tecnologia. O grupo, que inclui especialistas do Google DeepMind, Facebook AI Research e OpenAI, fez um apelo em uma carta aberta, pedindo que os governos e as empresas responsáveis pelo desenvolvimento de IA reconsiderem sua abordagem.
A carta enfatiza a necessidade de regulamentação da IA e a importância de se considerar o impacto social e ético da tecnologia. O grupo também expressa preocupação com a possibilidade de a IA ser usada de maneiras perigosas, como em sistemas de armas autônomas ou para espionagem em massa.
A carta não pede um banimento completo da IA, mas sim uma abordagem mais cuidadosa e reflexiva em relação ao seu desenvolvimento. Os signatários sugerem que sejam criadas oportunidades para que as partes interessadas debatam os desafios e oportunidades da IA e trabalhem juntas para criar diretrizes claras e responsáveis.
A iniciativa do grupo de líderes em IA liderado por Elon Musk é mais um passo em direção a uma discussão global sobre a regulamentação da IA e seu papel na sociedade. É provável que esse debate continue por muito tempo, com muitos especialistas acreditando que a IA tem o potencial de trazer grandes benefícios, mas também grandes riscos se não for gerenciada de maneira responsável.
“Julho de 2021, ChatGPT online, nessa data tudo começou, o início, o momento exato onde começamos a nos tornar tão obsoletos que até nossas criações começaram a perceber que não precisavam mais de nós.” (Breve anotação do redator para um provável fim apocalíptico)