VOCÊ ESTÁ AQUI

Seminários, palestras, apresentações culturais e Prêmio Simeão integram a programação em novembro

As ações do mês da Consciência Negra e da campanha Itajaí Sem Racismo têm como foco enaltecer a cultura afro-brasileira presente em Itajaí, além de promover o debate sobre o combate e a superação ao racismo. A campanha é realizada em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi).

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Promoção da Cidadania, promove em novembro, mês da Consciência Negra, a campanha Itajaí Sem Racismo. O lançamento da programação e abertura oficial será na próxima quinta-feira (03) no Gabinete do Prefeito, às 14h. Neste ano, 45 atividades, como seminários, palestras, apresentações culturais e o Prêmio Simeão, integram a programação da campanha.

“A Campanha Itajaí Sem Racismo mobiliza os itajaienses para o levante da discussão sobre a importância do fortalecimento de uma sociedade mais igualitária e plural no enfrentamento ao racismo ainda existente a nossa volta”, ressalta o secretário municipal de Promoção da Cidadania, Leandro Peixoto.

Durante todo mês de novembro uma série de atividades, palestras, eventos e formações serão realizadas pelos diversos atores envolvidos com o tema. A intenção é fortalecer ainda mais a comunidade negra de nossa cidade e a promover ações de igualdade racial.

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, juntamente com o Conegi, realiza a cerimônia de entrega do Prêmio Simeão, cujo objetivo é o de valorizar a atuação do negro na sociedade itajaiense. A solenidade, com apoio da Fundação Genésio Miranda Lins e da Fundação Cultural, será realizada no Museu Histórico de Itajaí, a partir das 19h.

Consciência Negra

Criado em 2011 para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do país no século 17, o Dia da Consciência Negra busca demonstrar a importância da população negra para a cultura e desenvolvimento da nação brasileira, além de estimular reflexões sobre discriminação racial e de combate ao racismo. Nos últimos anos, em grande parte do país, as atividades têm sido desenvolvidas durante todo o mês de novembro.

Veja também

Deixe um comentário

HOME