Medida visa antecipar ações de conscientização e eliminação de locais com risco à saúde
O Município de Itajaí, por meio do Gabinete do Prefeito, reativou nesta quarta-feira (26) a Sala de Situação de combate à dengue. Representantes de diversas secretarias municipais, em especial da Saúde, estiveram presentes na primeira reunião do órgão. O objetivo da retomada das atividades é antecipar ações de conscientização e eliminação de criadouros do Aedes aegypti. A sala também vai articular ações conjuntas para limpeza de terrenos baldios com lixo, regularização de imóveis abandonados e para coibir situações de risco à saúde pública.
A Sala de Situação de combate à dengue de Itajaí tem atuação determinante para solução de desafios e dificuldades no combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O órgão busca viabilizar o planejamento em conjunto de metas e estratégias de prevenção e já realizou inúmeras ações com acumuladores e recicladores, bem como promoveu mutirões de limpeza em terrenos baldios e solucionou impasses em imóveis que ofereciam risco à saúde pública.
A próxima reunião da Sala de Situação deve ocorrer em novembro. A intenção é reforçar as diversas ações que serão promovidas pelo Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde de Itajaí durante o mês.
Em 2022, o Município registrou 345 casos positivos de dengue, sendo 271 contraídos na cidade. O último foi notificado no mês de agosto. Além disso, foram eliminados neste ano 788 focos do Aedes aegypti.