VOCÊ ESTÁ AQUI

Conheça as 10 tendências tecnológicas para 2022

As principais tendências tecnológicas para 2022 prometem dominar o cenário dos negócios com inovação digital em médio prazo.

Seja para melhorar o desempenho ou a eficiência em experiências de compra, vale a pena ficar ligado na lista abaixo para não perder oportunidades em diversos nichos.

Afinal, o mercado não perdoa as empresas que deixam de crescer e investir na digitalização e em uma infraestrutura mais eficiente com o uso da tecnologia.

1 – Computação aliada a privacidade

A segurança é um ponto muito importante para o consumidor, logo é uma das principais tendências tecnológicas para 2022.

Aprimorar a privacidade e a proteção de dados pessoais ganha força com a evolução da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), portanto é uma preocupação que toda empresa também deve ter.

Inclusive, os negócios que não seguem essas leis já estão sujeitos à multa. 

Dessa forma, a computação trabalha como aliada usando técnicas de proteção da privacidade e garantindo apenas a extração de dados que tenham valor no ambiente digital, atingindo a conformidade.

2 – Malha de segurança cibernética

Na mesma esteira da preocupação com a segurança de dados dos usuários, a malha de segurança cibernética é a adoção de recursos de controle em pontos críticos.

Ou seja, essa é uma arquitetura flexível para garantir a proteção contra ataques em transações combinável com serviços de segurança.

Assim, as soluções nos ambientes de tecnologia, atuando para proteger os consumidores de crimes cibernéticos e outras violações, serão amplamente distribuídas ao longo dos próximos anos.

3 – Inteligência de Decisão

As decisões de negócios precisam de dados e uma abordagem prática ligando a tecnologia a essas informações. Conseguimos isso utilizando inteligência de decisão.

Nosso conselho é que em 2022, você construa processos com modelos analíticos projetados para avaliar contextos e te auxiliar na tomada de decisão. 

Para isso, automatize as análises com apoio de IA e aprimore o uso dos dados com simulações amplas.

4 – Hiperautomação

A hiperautomação é deixar de lado tarefas de trabalho repetitivas e automatizar processos da empresa.

Essa abordagem é orientada acompanhando as mudanças do mercado mundial, permitindo escalabilidade, eliminando burocracia e atuando com operações remotas de forma tranquila.

Interrompa o fluxo de processos manuais, ganhe tempo na sua empresa e ainda minimize a chance de erros humanos adotando a hiperautomação em 2022. 

5 – Engenharia de IA

Já a engenharia de IA comprova que a inteligência artificial estará em todos os lugares e automatiza as atualizações de dados e aplicativos para agilizar a sua entrega.

Segundo a pesquisa feita pela International Data Corporation (IDC), um quarto das empresas terá ao menos um projeto de software de IA, machine learning e deep learning até 2023.

Então, essa engenharia combinada com uma forte governança de inteligência artificial operacionalizará a entrega, garantindo a continuidade de seu valor nos negócios. 

6 – Empresas Distribuídas

Esse é o novo modelo de negócios e faz parte da lista de tendências tecnológicas para 2022 e além.

As empresas distribuídas refletem o aumento do padrão de trabalho remoto e híbrido, melhorando a experiência do funcionário.

Assim, os colaboradores podem trabalhar de qualquer lugar e a empresa precisa se reorganizar para atender esse modelo de entrega.

Ou seja, o negócio entende a necessidade das equipes remotas, principalmente após o surgimento da pandemia. 

7 – Experiência Total

A experiência total é uma estratégia de negócios que, como o nome já indica, integra a experiência do usuário, cliente, funcionário e expande os limites com a multiexperiência em vários cenários para acelerar o crescimento.

É o gerenciamento holístico nos muitos pontos de contato da empresa para oferecer maior satisfação e gerar a confiança em todas essas partes envolvidas no processo.

8 – Sistemas autônomos 

Os sistemas autônomos são softwares ou sistemas físicos autogerenciados, portanto tendências tecnológicas para 2022 também.

Ou seja, eles aprendem e se modificam com seus próprios algoritmos. O seu ambiente é dinâmico e não precisa de atualização externa, otimizando e adaptando seu comportamento.

Assim, são ecossistemas complexos e ágeis. A longo prazo, esses recursos da tecnologia serão comuns em espaços inteligentes capazes de suportar novas situações e requisitos.

9 – Inteligência Artificial Generativa

A IA Generativa é um método de machine learning e consiste no aprendizado a partir de seus dados, gerando criações inovadoras e semelhantes.

O seu uso é aplicável em diversas atividades, portanto tem um potencial incrível no desenvolvimento de novas formas criativas, como em um código de software ou marketing direcionado, por exemplo.

O campo da inteligência artificial generativa é amplo e a empresa de consultoria Gartner prevê que essa tecnologia será responsável por 10% de todos os dados produzidos até 2025.

10 – Aplicativos Combináveis

Os aplicativos combináveis fazem parte de todo esse contexto de mudança e são desenvolvidos a partir de componentes modulares, com arquitetura centrada nos negócios.

Eles adotam uma facilidade de uso e reutilizam códigos, implementando novos recursos aceleradamente.

Ou seja, novas soluções são implementadas em tempo recorde no mercado, o que gera maior valor corporativo em tempos difíceis com grande concorrência.

Fonte:/weni.ai/blog

Fourth slide

Veja também

Deixe um comentário

HOME