Camboriú, 22.03.2022 – O programa Qualifica Camboriú tem como objetivo oferecer aos moradores da cidade a possibilidade de qualificação em diversas áreas já está colhendo muitos frutos. Desde quando a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social iniciou a parceria com o SENAI, ano passado para a realização de cursos gratuitos para a população, já foram realizadas diversas oficinas entre gastronomia e construção; solda, elétrica e costura iniciamos em 2022, todos para atender uma necessidade da comunidade local que necessita de capacitação.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Camboriú, Ângelo César Gervásio, “a secretaria se tornou o setor mais importante da Administração Pública para que a economia volte a crescer depois de um período catastrófico provocado pela pandemia mundial”.
“Medidas urgentes devem ser praticadas para o crescimento da geração de emprego e renda. Neste sentido, nada mais importante do que qualificar pessoas com cursos gratuitos e em seguimentos da demanda profissional regional. Pesquisas constantes são feitas para saber qual os melhores cursos se encaixam nas exigências do mercado no cenário atual. Com todas essas informações buscamos a melhor instituição profissionalizante e firmamos essa parceria com o SENAI”, comenta.
Neste período, as entidades envolvidas têm observado resultados positivos, com alunos conseguindo uma renda extra para a família, se qualificando e buscando novos conhecimentos, o que resulta melhoria nas atividades que desenvolvem em suas profissões ou ainda, sendo recolocado no mercado de trabalho, assim que concluem os cursos.
Este foi o caso do Reinaldo. Ele acabou de finalizar um dos cursos de solda e já foi contratado por uma empresa da cidade.
“Além do aprendizado, foi importante também o network. É a gama de conhecimento e de pessoas que a gente conhece no ramo da solda. Inclusive, esteve aqui, no segundo dia de aula um empresário no ramos de serralheria, em Camboriú, solicitando ajudante e eu , comecei lá fazendo um bico, fazendo um estágio com ele e já rolou uma oportunidade de trabalho”, disse o recém contratado soldador.
Pela mesma experiência passou o Fábio Barros Vargas, 41. Ele disse que “esse curso superou as minhas expectativas. Eu aprendi muito. Eu já tinha um pouco de conhecimento, mas graças ao nosso professor, a gente pode adquirir muito mais, muitas técnicas, muitos ‘macetes’ aprendemos e vamos melhorando no decorrer do ano”.
Para o Diretor da Secretaria da Indústria, Carlos Moritz, a gestão municipal se preocupa muito com a questão de qualificação profissional, pois muitos empresários tem dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e, acabam buscando fora, trazendo empresas de outros locais e seus próprios colaboradores.
“(…) Estamos hoje com Unidades móveis do SENAI, que vão ficar aqui até maio. Nós pretendemos qualificar, pelo menos, de 300 ou mais pessoas, e já estamos preparando também outros cursos para, em seguida, aprimorarmos e colocarmos em funcionamento, porque é fundamental o aprendizado, a qualificação. E hoje, cada dia mais, com os equipamentos mais modernos, o aprimoramento se faz supra necessário”, declarou o diretor.
“Para o SENAI é recompensador receber esses depoimentos e saber que estamos contribuindo para a qualificação profissional das pessoas, proporcionando aprendizado e oportunidade de melhorar a renda das famílias, através da experiência que possuímos no ensino profissionalizante. Agradecemos mais uma vez essa parceria com a Prefeitura de Camboriú”, declarou a supervisora de Cursos de Qualificação do SENAI, Luciana Vanessa Vier.
Os cursos de solda estão com todas as turmas já fechadas até maio de 2022, mas o Programa Qualifica Camboriú ainda está com matrículas abertas para a área da Construção Civil, com cursos de Pintura, divisória alvenaria, revestimento cerâmico e instalação hidráulica, cujas matrículas devem ser realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Programa também está com inscrições abertas para oficina de Costura Pet, sendo que matrículas acontecem na Secretaria de Assistência Social do Município e no CRAS, do bairro Monte Alegre. Todas as oficinas são gratuitas.
FOTO: SECOM/Camboriú