Barras de chocolate são os produtos que mais sofreram variação entre estabelecimentos
Os chocolates e itens da tradição pascal tiveram em sua maioria um acréscimo nos seus preços em relação a 2020. Os ovos e caixas de bombons estão mais caros. Os produtos tiveram variações acima dos 10%, com exceção para a caixa da Garoto com 0,3% de aumento.
Alguns produtos tiveram uma alteração mais acentuada em relação ao seu peso e preço se comparadas com a pesquisa feita em 2020. O Ovo Lacta oreo, Caixa de Bombom Nestlé e Caixa de Bombom Garoto tiveram uma redução no seu peso. Já o Ovo Sonho de Valsa e Ovo Unicórnio tiveram um aumento se comparados a pesquisa feita no mesmo período do ano anterior.
No geral, os produtos sofreram acréscimo de valor. Somente o Ovo de Páscoa Lacta oreo, e as Barras de Chocolate Garoto e Neugebauer não sofreram aumento de preços quando comparados aos seus respectivos valores em 2020.
As maiores diferenças de preço estão entre as barras de chocolate. O preço da barra da Neugebauer 90g pode ser encontrada no valor de R$ 2,89 a R$ 5,09, tendo uma variação de 76,1%.
Além dos preços, o órgão municipal orienta para que os consumidores observem os prazos de validade dos produtos e para não comprar além do que pode ser consumido antes do período de vencimento. A Lei estadual n. 13.098/04 determina aos estabelecimentos que vendem gêneros alimentícios a obrigatoriedade de divulgar a data de validade dos produtos com preços promocionais.
O Procon de Itajaí fica na Avenida Joca Brandão, 655, no Centro. Em caso de dúvidas ou denúncias, utilize o telefone 151, (47) 3349-6147 ou por meio do e-mail procon@itajai.sc.gov.br. Além das pesquisas mensais da cesta básica e dos combustíveis, o órgão realiza os levantamento sazonais como os de produtos escolares, de páscoa e da ceia de natal.