A Rua Leopoldo Alberto Schramm, no Bairro Gasparinho, vem recebendo desde o final de agosto serviços de manutenção no calçamento da via. No entanto, nesta quinta-feira, dia 12, um ato de vandalismo contra o patrimônio público foi constatado na obra. A calçada, ainda em processo de execução, teve seu material quebrado e arrancado do solo.
Segundo Vinícius Liedtke Garcia, engenheiro civil da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, responsável pela obra, o trecho vandalizado é em frente à Comunidade São João Batista. “O local teve o material quebrado durante a noite e não se tem provas sobre quem cometeu o ato. As obras já foram retomadas e o trecho vandalizado está sendo reparado”, explica o engenheiro.
O chefe de Gabinete, Roni Jean Muller, recomenda que o morador ao presenciar uma prática como essa, denuncie. “A obra, além de ser uma demanda da comunidade, é realizada com o dinheiro público. A depredação do trecho apenas atrasa e dificulta o trabalho efetuado na localidade”, destaca. O local, popularmente conhecido como Beco, está em obras desde o dia 27 de agosto. O propósito do calçamento é melhorar o trânsito de pedestres na região, dando mais segurança e mobilidade para a comunidade.
Segundo o artigo 163 do Código Penal, destruir, inutilizar ou deteriorar o bem ou serviços de uma união, tanto estado, quanto município é considerado crime contra o patrimônio público. A pessoa só pode ser presa por este crime, caso seja pega em flagrante. Caso o cidadão presencie algum ato de vandalismo, recomenda-se acionar a Polícia Militar pelo 190 ou a Polícia Civil pelo 197.
Histórico
No passado a Rua Leopoldo Alberto Schram recebeu serviços de drenagem, que dobrou a capacidade de escoamento de água pluvial, a substituição da rede de abastecimento de água. Neste ano foram realizadas a pavimentação asfáltica da rua e a urbanização. As melhorias feitas no local eram uma demanda antiga da comunidade e faz parte do Programa Avança Gaspar.