Finalizando o Agosto Laranja em prevenção e conscientização da população sobre as deficiências em todos os seus graus, com o apoio da Prefeitura de Gaspar, e de outras instituições, a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza neste sábado, dia 31, duas ações importantes na programação do mês alaranjado. Logo cedo, as 8h acontece a 1ª edição do passeio “Inclusão Off Road” com carros 4×4 passeando em vias públicas de Gaspar. Na sequência ocorre a tradicional Feijoada da APAE, que visa arrecadar fundos para a instituição.
O “Inclusão Off Road” é uma nova proposta de chamar a atenção da comunidade de uma forma criativa, buscando divertir e ao mesmo tempo conscientizar a população sobre as deficiências físicas. O passeio envolve todos os gasparenses dispostos a seguir, e tem como ponto de partida e chegada a Arena Multiuso, no Bairro Margem Esquerda. No momento, os jipeiros estarão levando em seus carros alunos da APAE, incluindo eles em um momento de lazer. O passeio começa às 9h da manhã, e termina com a conclusão de todo o trajeto proposto.
Após a passeata, acontecerá a Feijoada da APAE que não era realizada desde 2017. O evento acontecerá na Arena Multiuso e terá início as 10h30 com serviços de bar e cozinha. Além da feijoada serão vendidos pastéis, bebidas e várias atrações estarão agitando o momento. Para as crianças cama elástica e o show do animador Sombra estará entretendo a garotada. O público em geral poderá ouvir música ao vivo, a exposição de carros da Volkswagen, e a roda da fortuna que dará diversos prêmios aos ganhadores.
A venda antecipada da feijoada estava acontecendo desde o início do mês com o valor de R$ 30 na sede da instituição, na loja Xodó Som, Te Contei Lanches e escolas integrantes da Maratona Especial, no entanto, as vendas das pulseiras restantes acontecerão no dia do evento. O evento serve para arrecadar fundos para a instituição e ajudar os alunos da APAE.
Envolvendo prevenção, a APAE vem fazendo panfletagem e dando orientações para a comunidade conhecer mais do assunto. No sábado um espaço estará reservado para sanar dúvidas e reforçar a relevância que o tema tem, a chamada Tenda da Prevenção contará com um médio onde perguntas serão respondidas ajudando a entender mais o mundo da deficiência e desmitificar fatos. Segundo o presidente da APAE de Gaspar, Rogério Alves de Andrade, a informação e os cuidados na gravidez podem evitar grande parte dos nascimentos com deficiência. “Em Santa Catarina são aproximadamente 20 mil alunos deficientes e com a prevenção poderíamos ter evitado cerca de 80% dos casos”, explica Andrade. “Por isso, focamos a nossa campanha em ações que informam a população”, concluí o presidente.