A manhã de segunda-feira (26) registrou uma marca positiva para o Porto de Itajaí. O berço 3 recebeu a 25ª atracação de veículos importados da montadora General Motors (GM) e chegou a 30.642 veículos desembarcados. Um navio de bandeira japonesa atracou às 6h30 e trouxe 1.604 veículos a bordo, totalizando quase 2.300 toneladas. A Gerência de Operações do Porto de Itajaí prevê duas novas atracações para setembro, em datas a serem confirmadas.
“O empenho em solidificar esse tipo de movimentação de cargas nos enche de orgulho e satisfação. Ultrapassar a marca de mais de 30 mil veículos reflete o quanto o Porto é importante e que certamente estará apto a receber novas montadoras pela eficiência e profissionalismo dos trabalhadores portuários”, pontua o prefeito Volnei Morastoni.
Ainda de acordo com a Gerência de Operações, foram movimentados entre 70 e 90 veículos por hora e conduzidos até uma área primária do porto. Esse tipo de sistema é conhecido como Roll on Roll off.
A primeira atracação do gênero ocorreu em 09 de junho de 2018, quando 500 veículos da GM desembarcaram na cidade na fase de teste. Em outubro do ano passado, um contrato foi assinado com a APM Terminals (empresa arrendatária do Porto de Itajaí) por um ano. A expectativa é que o contrato seja renovado em outubro de 2019 por mais dois anos.
“Chegar a 25 atracações nos deixa muito felizes em relação às operações Roll on Roll off. Isso nos credencia para cada vez mais nos qualificarmos no mercado portuário do país”, acrescenta Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí.