A prática de alguma atividade física durante a infância e adolescência é de extrema importância para o desenvolvimento de uma saúde forte e contribui de forma física, mental e social. Com o objetivo de promover um período escolar mais saudável e sociável da juventude gasparense, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL, promove desde o início de 2019 projetos de Iniciação Esportiva. Atualmente são 23 polos que formam atletas gasparenses.
A iniciativa faz parte do Programa Novo Esporte Gaspar, que é a maior ação de incentivo financeiro a atletas da história de Gaspar. São oferecidas 10 modalidades com 23 polos esportivos espalhados por todo o município de forma gratuita. A intenção é que as crianças e jovens entrem no mundo do esporte não apenas com o objetivo de buscar resultados, mas sim como forma de incentivar a inclusão e o aprendizado de forma recreativa.
João Paulo Deschamps, pai das meninas Bianca (11) e Nayane (9), buscou o projeto para que as filhas tivessem um ambiente seguro e uma atividade extracurricular inclusiva. "Nós, como pais, sempre queremos o melhor para os nossos filhos. Quando colocamos as crianças na atividade esportiva, foi pensando na socialização, interagir com outros desde pequeninhos, aprender a respeitar, a dividir, a ter disciplina. E dessa forma elas estão com o professor, com o treinador, alguém que cuida e orienta. No tempo que elas estão lá, ficamos tranquilos porque sabemos que tem alguém cuidando e que é importante para o desenvolvimento delas", enaltece o pai. Ele ainda reforça que, além da inclusão, da socialização e da segurança, fica seguro pois sabe que as filhas estão "sempre aprendendo alguma coisa".
Entre as modalidades oferecidas estão futebol, vôlei, xadrez e até mesmo modalidades de artes marciais. Os polos atendem crianças de cinco a 17 (ou mais), dependendo do esporte. Atualmente a FMEL atende 627 crianças e adolescentes em toda Gaspar. Somadas às parcerias que a instituição pública tem com a iniciativa privada, são cerca de 927 jovens envolvidos.
Para Jorge Luiz Prucino Pereira, diretor-presidente da FMEL, os números mostram que o objetivo inicial está sendo cumprido. “O esporte, além de ajudar na parte física e motora da criança, ajuda com a socialização e a criação do caráter do individuo”, salienta. Pereira vê o projeto como uma iniciativa fundamental para o jovem gasparense. “Estamos caminhando para uma Gaspar mais inclusiva quando se trata de esporte”, finaliza.
O Programa Novo Esporte Gaspar contempla Bolsa Atleta, Bolsa Técnico e os polos de Iniciação Esportiva. A intenção é incentivar os atletas, paratletas, guias e técnicos que representam a cidade. Confira em anexo os polos de iniciação esportivas e as modalidades oferecidas: