VOCÊ ESTÁ AQUI

Novos Bombeiros da Melhor Idade se formam nesta sexta-feira

Fallback Image





Acontece nesta sexta-feira, dia 12, a formatura da 2º turma do Bombeiro da Melhor Idade, a celebração terá início às 9h, no Quartel do Corpo de Bombeiros de Gaspar, no Bairro Sete de Setembro. O projeto social que é uma parceria da Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social e Assessoria de Assuntos para a Melhor Idade, com o Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar formará cerca de 20 alunos com mais de sessenta anos.

O Corpo de Bombeiros é uma entidade de proteção civil e os Bombeiros da Melhor Idade também são treinados para reagirem a situações de risco, aprendendo a como prevenir emergências e como agir diante delas. Uma turma por ano é formada, e em 2019 a demanda foi grande. “A procura foi alta, tanto que neste ano alguns idosos ficaram de fora por conta do número restrito de inscrições, sendo essa oficina um grande sucesso e uma boa prática para a melhor idade gasparense”, comenta a assessora de assuntos para a melhor idade, Andrea Lidia Schramm, que ressalta a importância dessa integração social, e das orientações passadas pelos bombeiros para essa população vulnerável do município.

O principal objetivo do curso é prevenir emergências e evitar que os alunos se exponham a situações de risco extremo, além de trabalhar com a difusão de informação para esse grupo. O Tenente Douglas Tomaz Machado expõe sobre a importância dessas ações. “Queremos que o idoso saiba como agir em situações de emergência, como manusear um extintor de incêndio ou até mesmo como evacuar e informar o Corpo de Bombeiros sobre a ocorrência corretamente”, explica o Tenente que vê a informação um fator tão importante quanto qualquer outra tática de prevenção nessas horas.

Além de atividades práticas de incêndios com pequenos focos, e como combatê-los, os primeiros socorros e os valores também são ensinados nas aulas feitas todas as sextas-feiras de manhã. Envolvendo classes teóricas, práticas e treinamentos específicos, os alunos tiveram durante quatorze aulas momentos de muito aprendizado e troca de experiências. “A gente acaba criando um vínculo entre turma e Corpo de Bombeiros, é inevitável ter essa troca de informação. Sem contar que aprendemos muito com a vivência dos alunos e suas experiências de vida”, aponta o Tenente Machado.

Com um feedback positivo, o Tenente Douglas Machado vê esse momento como uma oportunidade incrível de mostrar o valor que o idoso tem para a sociedade e que muitas vezes não é valorizado. “Eles vêm conversar comigo, e comentam como passam essa informação para seus filhos, netos e amigos, pois aprenderam tudo de forma clara, os elogios são muito satisfatórios e nos dão a sensação de dever cumprido”, finaliza o Tenente.

No ano passado, o Centro de Atendimento ao Idoso realizou após a formatura da primeira turma de Bombeiros da Melhor Idade, um teatro em que os formandos repassavam as instruções e as experiências que adquiriram durante as aulas. Ao todo, quarenta idosos já participaram desse projeto que está em seu segundo ano de funcionamento. "Com programas como este, proporcionamos mais uma atividade para a populção idosa, garantindo saúde, bem-estar e o convívio em sociaidade. Essa parceria com o Corpo de Bombeiros é ainda mais especial, pois nos auxilia também a propagar atitudes e aprendizado em prol da segurança", salienta o secretário de Asssitência Social, Santiago Martin Navia.


Fourth slide

Veja também

Deixe um comentário

HOME