Projeto de lei que cobra IPTU de áreas mais afastadas entra em vigor com a finalidade de expandir o perímetro urbano da cidade de Ilhota.
A nova lei que entrou em vigor gera polêmia e moradores dessas regiões, como por exemplo, o complexo dos baús onde se iniciou a expansão e que a partir de agora também passará contribuir com o IPTU, vão as rede sociais cobrar explicações da municipalidade.
Segundo argumentam, querem entender quais critérios foram adotados pela municipalidade e especialmente qual foi o cálculo utilizado para definir a cobrança. Segundo alegam tudo foi feito a revelia sem nenhuma preocupação em dialogar com os moradores.
Jo Richart moradora e comerciante na região dos Baús, pede explicações, segundo ela “assim como nós temos nossas obrigações também merecemos explicações”. Jo alega que por ser uma área mais de interior e ter áreas que levam meses até para passar uma patrola seria mais que correto reunir as comunidade e dar explicações:
Na câmara de vereadores, edis cobram igualmente sobre o projeto que teria sido aprovado em dezembro de 2018. Em suas alegações vereadores questionam o executivo pela falta de vontade política em dialogar com a comunidade.
Segundo vereador Rogério, líder do PT que na ocasião votou contra o projeto, alertou para que houvesse o debate com a população e que agora, que a lei está em vigor ao menos se faça reuniões com a comunidade para dar maiores explicações. “A abordagem do projeto foi imposta, infelizmente foi aprovado sem um diálogo mais amplo”, alega o vereador.
E faz um questionamento, “qual o retorno temos com o IPTU que pagamos?” Segundo o vereador comunidades que já fazem o pagamento do IPTU estão a mais de 3 anos que não se vê uma obra de melhoria.
Votaram contra o projeto na ocasião:
Rogério flor de Souza
Luis Gustavo Fidel
Abstenções
Cidney Carlos Tomé
Votaram a favor do projeto
Almir Anibal de Souza
Juarez da Cunha
Sidnei Reinert
Arnoldo Adriano
Francisco Domingos