A segunda obra dos projetos contemplados com o financiamento internacional iniciará nesta terça-feira (25). As intervenções serão nas ruas Alfredo Eicke e Expedicionário Aleixo Maba, no bairro Barra do Rio, com a transformação da mobilidade urbana. A etapa inicial será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras com a implantação de novas tubulações de drenagem. Com investimento total de quase R$ 2 milhões, a ligação entre os bairros Cordeiros e Centro terá duas pistas para automóveis nos dois sentidos, ciclovia, calçadas e iluminação.
O primeiro passo para dar andamento às obras de reurbanização é garantir o escoamento adequado das águas da chuva. A travessa Penha e a rua David Adão Schmitt receberão tubos maiores, com 1,2 metro de diâmetro, ao longo de 320 metros. Eles serão ligados na nova rede de drenagem, prevista para toda a extensão da rua Aleixo Maba.
Os trabalhos serão executados ao longo dos próximos 20 dias. O trânsito na travessa fica interrompido e na David Schmitt em meia pista.
Além da drenagem, a equipe de iluminação pública da Secretaria de Obras trabalha em conjunto com a Celesc desde o início de fevereiro para readequar o alinhamento dos postes e da rede elétrica. A preocupação é não deixar os moradores sem energia durante as transformações da rua que liga o bairro Cordeiros ao Centro de Itajaí.
Conheça a obra
A transformação das ruas Alfredo Eicke e Expedicionário Aleixo Maba prevê a reurbanização da via com duas pistas para automóveis nos dois sentidos, ciclovia, calçadas e iluminação. Além disso, 860 metros de rede de drenagem pluvial.
Técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação destacam a necessidade de se ampliar a capacidade viária no trecho que recebe todo o trânsito das ruas Blumenau e Curt Hering. O valor licitado para a obra é de R$ 1,8 milhão. A obra está prevista para conclusão em um ano.
“O trecho que iremos revitalizar marca o encontro de importantes bairros de nossa cidade. Barra do Rio, Cordeiros e São João se encontram naqueles cruzamentos que também simbolizam o desenvolvimento de nossa cidade, já que muitos caminhões trafegam por ali. Não é por acaso que é nossa segunda obra do conjunto de importantes transformações que Itajaí sofrerá nos próximos meses”, afirma o prefeito Volnei Morastoni.