VOCÊ ESTÁ AQUI

Navegantes – “Perder para Ganhar” um projeto que propõe tratamento e competições de perda de peso com os pacientes da UBS do Central

Fallback Image





Uma maneira divertida e saudável para atingir as metas de perdas de peso com os pacientes da Unidade Básica de Saúde do Central. Esta semana foi lançado em parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) o projeto “Perder para Ganhar” – o foco é o emagrecimento, a nutrição e os exercícios físicos. O médico clínico geral, o nutricionista, a enfermeira, a fisioterapeuta e o psicólogo vão acompanhar e orientar os pacientes que precisam perder peso para ganhar saúde. A princípio vão participar 15 pacientes divididos em três grupos – uma competição saudável para o emagrecimento de quem busca mais saúde, autoestima e qualidade de vida.

No Sábado na Unidade Básica do Central estavam reunidos os profissionais da saúde e os pacientes para o início do Projeto Perder para Ganhar. A expectativa é grande, afinal será uma competição saudável com a proposta de emagrecimento, nutrição e exercícios físicos. O grupo vencedor será aquele em que os pacientes vão perder mais peso, mas o objetivo é que cada um ganhe um prêmio individual: ter mais saúde. A ideia do “Perder para ganhar” surgiu numa avaliação geral dos pacientes da Unidade Central em que o médico Dr. Oscar Misael Ayala Pizana e a enfermeira Roberta Ricardo de Souza chegaram a conclusão que alguns deles precisam emagrecer para recuperar a saúde.

“A meta é ir além das medicações e orientar o paciente a ter uma vida mais saudável e feliz. Incentivá-los na reeducação alimentar e nas práticas de exercícios físicos – ajudará o paciente a prevenir e também a combater doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade, sobrepeso e outros problemas de saúde. Participar do “Perder para Ganhar” é uma oportunidade de mudar os hábitos com auxílio médico e tratamento nutricional, acompanhado por uma equipe multidisciplinar,” explica o médico.

O nutricionista Alexandre Ribeiro ministrou uma palestra e explicou detalhadamente de como acontece o processo de emagrecimento e os benefícios de uma dieta acompanhada por um nutricionista. “A proposta é de um plano alimentar de emagrecimento. Primeiro é avaliado o IMC – Índice de Massa Corporal (peso, altura e circunferência abdominal), após é prescrito uma dieta individual, conforme a necessidade do paciente, afinal cada organismo tem a sua particularidade, lembrando que sair da obesidade é sair da faixa de risco,” enfatiza o nutricionista.

Os grupos foram formados por pacientes de todas as idades, desde criança, adulto e idoso. A equipe conhece os pacientes do projeto pelo nome: Nair, Sueli, Sérgio, Rute…muitos deles relatam problemas de depressão, ansiedade, obesidade, gordura hepática, colesterol, diabetes, enfim…

Marlei Konvath,77 anos, diz ter o privilégio de ser cuidada por uma equipe que trabalha com muita seriedade. “Desde que perdi a minha filha, a comida passou a ser uma fuga para uma sensação momentânea de bem-estar, não sou obesa, mas quero perder alguns quilinhos para me sentir melhor. Os profissionais daqui do Central são capacitados e dedicados, realmente exercem a medicina com amor. A iniciativa deles em lançar essa competição é uma motivação que vai nos ajudar a persistir na nossa dieta. E com certeza o maior prêmio será a nossa saúde e autoestima. Emagrecer é ficar mais saudável e mais bonita,” afirma a paciente.

A enfermeira Roberta R. de Souza, ainda explica, que os grupos serão acompanhados mensalmente pela equipe multidisciplinar e no final do ano será anunciado o grupo vencedor com as avaliações de cada paciente do projeto “Perder para ganhar”. “No final da etapa vamos ter a satisfação de comprovar por meio de avalições para os participantes e para o público em geral que cultivar bons hábitos e estabelecer um novo cardápio é o melhor caminho para melhorar os resultados físicos e clínicos dos nossos pacientes,” finaliza a enfermeira.

Fonte:Assessoria


Veja também

Deixe um comentário

HOME