“As várias formas de mudar Itajaí” é o tema escolhido para motivar as discussões da 2ª Conferência Municipal de Juventude de Itajaí. Reunindo jovens representantes de diversas entidades, a conferência acontece amanhã (15), no Parque Dom Bosco, à partir das 13h40. O objetivo é discutir e promover políticas públicas para a juventude itajaiense.
Esta é a segunda vez que a juventude de Itajaí se reúne para refletir sobre sua realidade e pensar em propostas ao poder público nas esferas municipal, estadual e federal. A primeira e última conferência havia sido em 2007. Este ano, a iniciativa é da Secretaria Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude, em parceria com a Câmara de Vereadores de Itajaí, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Parque Dom Bosco e o Instituto Crescer.
As discussões serão realizadas em quatro grupos e orientadas pelo Estatuto da Juventude, aprovado pela lei federal 12.852 de 2013. O primeiro grupo irá discutir os direitos à educação, saúde, cultura, desporto e lazer; no segundo grupo discutirão os direitos à cidadania, participação social e política, diversidade e igualdade, comunicação e liberdade de expressão; o grupo seguinte conversará sobre sustentabilidade, meio ambiente território e mobilidade; e, por fim, o último grupo debate sobre direito à segurança pública, acesso à justiça, profissionalização, trabalho e renda.
Na conferência, deverá ser composto um documento público das proposições apresentadas pelos participantes, além da eleição dos delegados que representarão Itajaí no conferência estadual. O evento é aberto a todos os interessados e as inscrições serão feitas no local.