VOCÊ ESTÁ AQUI

ItapemaEvento Cultural leva arte e conscientização aos moradores

Fallback Image





     

      Nesse fim de semana, moradores de todas as idades tiveram a oportunidade de vivenciar um ambiente de cultura, integração e inserção em temas tão importantes.  Graças ao trabalho da Prefeitura de Itapema, por meio da Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI) a cidade recebeu a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul.

O projeto é desenvolvido pelo Governo Federal, em conjunto com a Universidade Federal Fluminense (UFF), Ministério da Cultura, Secretaria dos Direitos Humanos e Secretaria do Audiovisual que leva para todos os Estados Brasileiros filmes e debates, visando a conscientização da população para temas como; inclusão social e a conscientização ambiental.

“A ideia da FMCI é ocupar os espaços públicos com arte, reconhecendo a demanda da população que busca sempre aprendizado e união. O evento geralmente acontece nas capitais de cada estado, a Prefeitura buscou parceria com a UNIVALI e trouxe o evento para Itapema. A iniciativa foi um sucesso e pretendemos continuar buscando projetos que envolvem arte, educação e integração entre as pessoas. Prioridade do Governo Municipal na promoção de ações culturais”, disse a Superintendente da Fundação Municipal de Cultura de Itapema, Gisele Mafra.

A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul aconteceu no Mercado Público, no sábado (28/03), e na Câmara Municipal de Vereadores na segunda- feira, (30/03). Dentre os temas abordados pelos curtas metragens reproduzidos estavam a violência, a integridade do deficiente físico e mental, a liberdade e a conscientização ambiental.

Na segunda- feira (30/03), a Mostra foi voltada apenas para crianças da Rede Municipal de Ensino. As escolas Paulo Reis, Maria Linhares do Sertãozinho e Oswaldo dos Reis participaram do evento.

“A ideia de acolher as crianças e proporcionar o debate, tem como objetivo a educação cultural e crítica desde cedo, para que possamos formar adultos bem esclarecidos. A Mostra fornece um material para cada escola, para que esses temas sejam trabalhados durante todo o ano letivo”, explicou o Professor de Educação Ambiental da UNIVALI, e responsável pela Mostra, José  Mataresi.

 


Veja também

Deixe um comentário

HOME