Da redação
Educação e meio ambiente tem andado cada vez mais ligados e em Ilhota especialmente pelos alunos do 4º ano da E.E.B. Marcos Konder.
Tudo começou com o projeto em sala de aula chamado 5R (Recusar, Repensar, Reutilizar, Reclicar, Reduzir).
A idéia inicial segundo a professora Rosângela Martins, era “incutir na mentalidade dos pequenos conceitos sobre meio ambiente, seus cuidados e preservação, afinal precisamos dele para termos uma melhor qualidade de vida”, enfatiza.
Durante a aprendizagem os alunos começaram observar que em um dia de aula recolhiam uma quantidade de lixo muito grande bem como perceberam a dificuldade que tinham para fazer a reciclagem em casa, pois segundo ouviam de familiares, era um trabalho perdido, pois na cidade a coleta não é seletiva.
Dentro dos 5Rs, uma dos conceitos estudados e o de Reutilizar. O trabalho neste aspecto conduziu os alunos a visualizarem a idéia de organizarem um brechó com peças recolhidas pelos próprios alunos em casa e na comunidade.
Ação ambiental e comunitária
Todos temos coisas em casa que já não usamos, assim algo que pra mim não tem mais utilidade, para outro terá, enfatizou a professora Silvia dos Santos, uma das coordenadores do projeto.
O brechó acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro, nas dependências da escola, o dia todo e já conta com mais de 1.500 peças que serão comercializadas por valores simbólicos.
O valor arrecadado financiará uma viagem dos alunos para ampliarem seus conhecimentos sobre meio ambiente.
A História vai mudar…
Atualmente em Ilhota o lixo é recolhido e descartado no aterro municipal sem que se faça a coleta seletiva.
Esta história está prestas a mudar segundo, informou Roberto Poerner, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, pois trata-se de uma das grandes preocupações da administração Daniel Bosi.