Da redação: José Carlos Macedo
Com uma idéia simples e a vontade de trabalhar com as crianças, a matemática, e sustentabilidade a professora Márcia Batista do 4º ano, a partir de uma idéia encontrada na internet, resolveu criar uma sala de leitura totalmente construída a partir de materiais reciclados com a finalidade de trabalhar conceitos de matemática e sustentabilidade.
Com a idéia cativante em mente, o projeto escolhido e com apoio dos professores e alunos, era hora de por a mão na massa. O trabalho começou no início do ano, e utilizou cerca 3.160 garras pet que foram cheias de areia e que compõem as paredes da sala. O telhado também é todo de telhas ecológicas, o forro de caixas de leite e para completar a energia elétrica da sala é solar e foi desenvolvida também pelos professores.
O projeto bem sucedido agradou e foi escolhido para participar da III Feira Matemática Nacional que acontece este mês de setembro em Salvador na Bahia e será apresentado entre outros 200 trabalhos de vários estados da federação.
Os melhores trabalhos receberão premiação composta de troféus e medalhas para todos os participantes e ainda, 40 bolsas de Iniciação Científica Júnior concedidas pelo CNPQ, que serão sorteadas entre os vintes melhores trabalhos do Ensino Médio.
Os recursos para viagem vieram do Escola Sustentável e de eventos realizados pela escola bem como através de patrocínios. Viajarão acompanhados dos pais e da Professora Márcia Batista o aluno Gabriel Varela e Ana Beatriz representando a escola e a cidade de Ilhota.
O Espaço Ecoleitura será inaugurado nesta quinta-feira a noite, com a presença de alunos, professores, e a comunidade em geral.
Foto: Miro Santos.