No próximo sábado (26), começa a campanha de mobilização contra as hepatites virais. O dia “D”, como é conhecido, tem por objetivo a mobilização contra a doença e o incentivo às ações de prevenção.
Durante a campanha, as unidades de saúde estarão desenvolvendo as seguintes atividades: distribuição de materiais educativos, distribuição de preservativos, atividades educativos em grupos e/ou escolas e vacinação (a vacinação será contra a Hepatite B para a população de 0 a 49 anos, considerando crianças com atraso para Pentavalente).
No sábado, dia de início da campanha, seis unidades de saúde do município estarão abertas para a vacinação: o Crescem e as unidades do Rio Bonito, Jardim Esperança, Cordeiros, Itaipava e Fazenda. Além das atividades citadas, as unidades também realizarão a aplicação do Teste Rápido para Hepatite B e C em demanda livre para maiores de 18 anos e não gestantes.
A Educação em Saúde será realizada também com os funcionários da empresa Engepasa Ambiental, que são suscetíveis devido ao descarte incorreto de material perfurocortante, para isto haverá uma palestra com, o psicólogo Evandro Fernandes Alves, que abordará o tema na língua francesa, para melhor comunicação com os funcionários da empresa de origem haitiana.