Dos 5.561 municípios brasileiros, Itajaí é um dos 207 que foram reconhecidos como livres do analfabetismo. Segundo o Ministério da Educação, a cidade atingiu mais de 96% de alfabetização, de acordo com os dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010. O reconhecimento do MEC é resultado de uma parceria com a Unesco e faz parte do Programa Brasil Alfabetizado, que tem o objetivo de alfabetizar jovens e adultos de 15 anos ou mais.
Nesta segunda-feira (30), o “Selo de Município Livre do Analfabetismo” vai ser entregue ao Prefeito Jandir Bellini, em cerimônia na Secretaria de Educação de Itajaí. O evento acontece a partir das 14h, no Auditório Professor Dr. Luiz Carlos Schmitt de Carvalho.
Entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, Itajaí fica em 25º lugar no ranking do menor analfabetismo. A taxa na cidade é de apenas 2,97%. No Brasil, o percentual de analfabetos é de 9,6%, em Santa Catarina, 3,8% da população acima de 15 anos é analfabeta.
Nos últimos 10 anos, a taxa de analfabetismo na cidade caiu em aproximadamente 40%. De acordo com o censo de 2000, o município tinha na época 4,9% de analfabetos, hoje a cidade tem menos de 3%. “Esse resultado vem do esforço das Redes de Ensino Municipal, Estadual e Particular que procuram alfabetizar seus alunos na idade correta. Só a Rede Municipal de Ensino tem 6.095 alunos matriculados no ciclo de alfabetização, um grande ganho social”, ressalta o Secretário de Educação de Itajaí, professor Edison d’Ávila.
Itajaí conta hoje com 49.114 alunos na escola. São 146 unidades de ensino (públicas e privadas) que fazem com que 25% da população esteja todos os dias em aula. “Além disso, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) dá oportunidade para que a população acima de 15 anos se alfabetize. Nossas salas de aula em empresas, presídio, centros de recuperação, centro de convivência de idosos e escolas, possibilitam a alfabetização a todos”, completa o Secretário Edison d’Ávila.
da assessoria