Da redação
Conhecida popularmente como catapora, a varicela, é altamente contagiosa, contamina 90% das pessoas não vacinadas ou suscetíveis à doença. Porém, não é uma doença que costuma causar danos mais graves à saúde.
Mesmo antes de saber que está doente a pessoa transmite o vírus, porque os sintomas só aparecem entre 10 a 21 dias após o contágio. O período de maior transmissão ocorre 48 horas antes do surgimento dos sintomas. Para se contrair a varicela, basta entrar em contato com as vesículas do doente ou as gotículas que ele expele pelo ar.
Os primeiros sintomas são febre, coriza e tosse. Até que surgem pequenas manchas nas costas, peito e abdômen. As manchas viram bolinhas vermelhas (pápulas), que se que se transformam em bolhinhas com líquido (vesículas) e, finalmente, em crostas (casquinhas).
A diretoria da Vigilância Epidemiológica de Itajaí constatou que no primeiro semestre de 2012 foram confirmados 63 casos de catapora. Neste ano, o número de registros chega a 258.
Em Ilhota vários casos foram constatados e até o fechamento dessa materia não tivemos a informação do total de infectatos na cidade. O alerta é para que ao surgirem os sintomas o paciente informe ao centro de saude com mais rapidez possivel.
Cuidados especiais com gestantes
De modo geral a catapora não é uma doença grave, mas pode ter consequências mais drásticas em adultos e gestantes. Devido ao sistema imunológico vulnerável, as grávidas correm o risco de apresentar lesões na pele, problemas no sistema nervoso e nas vias respiratórias.
Vamos continuar atento e voltaremos a esse assunto caso surjam novos dados.