Ao todo, serão promovidas 16 ações de conscientização ao longo do mês
A partir desta terça-feira (1º), o Município de Itajaí inicia uma grande mobilização de combate à dengue em diversos locais da cidade. Ao todo, serão promovidas 16 atividades de conscientização e orientação pelo Programa de Controle da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é alertar a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, especialmente durante o verão.
Nesta terça-feira (1º), agentes de endemias realizam orientações nos cemitérios da Fazenda e Espinheiros devido ao feriado de Finados. Já na quinta-feira (03), será realizada uma ação educativa, com jogos, entrega de panfletos e interatividade, na Praça Genésio Miranda Lins, na avenida Beira-Rio. Para fechar a semana, na sexta-feira (04), agentes recolhem materiais que favoreçam a proliferação do Aedes aegypti nos cemitérios.
“Serão realizadas diversas ações durante este mês com o objetivo de sensibilizar a população para o combate à dengue, principalmente durante o verão, quando aumentam os casos da doença. Haverá atividades educativas, preventivas e de orientação em diversos locais da cidade e convidamos a todos para se juntar a essa luta contra o Aedes aegypti”, destaca o coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira.
De segunda (07) até sexta-feira (11), será realizado o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que consiste em um método para verificar o índice de infestação pelo Aedes aegypti na cidade e sua distribuição. O levantamento será realizado em imóveis residenciais e comerciais e tem como objetivo pautar estratégias para combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Além disso, as ações do mês contam com o lançamento de concurso cultural com as escolas municipais para escolha do nome do personagem mosquito, blitz educativa na rua José Pereira Liberato, atividades nas escolas e ações de orientação em dois supermercados da cidade. Outra iniciativa é o projeto Agente Mirim nas escolas, que irá formar mais de 170 alunos.