A 3ª Conferência Municipal de Cultura de Navegantes foi realizada nos dias 16 e 17 de maio de 2018 e contou com cerca de 50 participantes. A palestra de abertura foi com o Professor Doutor Rodolfo Pinto da Luz, que abordou o tema dos desafios e oportunidades da implantação do Plano Estadual de Cultura de Santa Catarina.
A superintendente da pasta, Luciane Bittencourt, explica que o principal objetivo da Conferência foi a revisão das metas do Plano Municipal de Cultura de Navegantes, desta forma, foram apresentados os dados de acompanhamento da execução das metas até o segundo semestre de 2017. Em seguida os presentes se dividiram em quatro grupos para revisar as metas. Posteriormente, cada grupo apresentou suas conclusões e a plenária fez suas considerações, aprovando as mudanças propostas.
Na mesma oportunidade foi discutida a unificação dos mecanismos do Sistema Municipal de Financiamento da Cultura (Fundo e Lei de Incentivo) e a Fundação Cultural de Navegantes apresentou a proposta, que na ocasião, foi aprovada por unanimidade. Além disso, também foi discutido o Plano de Ação que consiste na formação de um grupo de trabalho para elaboração de uma minuta de Lei que passará pela aprovação do Conselho Municipal de Cultura e por uma Audiência Pública para somente depois ser encaminhada à Câmara de Vereadores.
Vale destacar que as metas revisadas e as demais demandas apresentadas, passarão por uma comissão da Fundação Cultural de Navegantes para confecção da nova resolução das metas e do relatório da Conferência, sendo que ambos serão encaminhados para aprovação do Conselho Municipal de Cultura.
Fonte: assessoria