Conforme a superintendente da FUMAN, Cláudia Angioletti Gabriel, o evento contará com mutirão de limpeza da praia, oficinas educativas de reciclagem, teatro sobre o meio ambiente, apresentação da fanfarra da E.M. Profª Ilka Muller de Melo, entre outras atividades.
Na ocasião, acontecerá também o recebimento de eletroeletrônicos e pneus para serem encaminhados à reciclagem. “Pedimos a colaboração da população, tendo em vista a quantidade de materiais eletroeletrônicos encontrados nos terrenos baldios do município, sendo que ao encaminhar para reciclagem gera renda para famílias carentes além de não contaminar o meio ambiente”, ressaltou a superintendente.
Limpando o mundo
O Clean Up The World ou Limpando o Mundo é um evento de mobilização voluntária e tem o objetivo de conscientizar as pessoas para o problema do lixo (resíduo) nas praias, rios e lagos. Trata-se de uma ação mundial, apoiada pela ONU, que teve início na Austrália em 1993, sendo espalhado para mais de 25 países, com mais de 35 milhões de voluntários.
No Brasil, iniciou-se em 2003 em Copacabana através do projeto Limpeza na Praia, realizado pelo Instituto Ecológico Aqualung. O município iniciou o projeto em setembro de 2013 onde até 2016 foram retiradas 26 toneladas de resíduos eletroeletrônicos, 6000 pneus automotivos, 2 toneladas de materiais recicláveis e 4,5 toneladas de materiais não recicláveis. No total em 5 anos de evento contamos com aproximadamente 1200 voluntários. Além de coletar resíduos para encaminhar a reciclagem ou destino ambientalmente correto o principal foco é conscientizar a população quanto a importância desta destinação e o benefício proporcionado ao meio ambiente em que vivemos.
Fonte:Assessoria