Passados oito anos da tragédia que afetou a região de Blumenau, e Vale do Itajai, ainda estão sendo executados obras de contenções de encostas. A Prefeitura de Blumenau avança na execução de contenções em cinco regiões afetadas pelo desastre . As obras, priorizadas dentro de um pacote de melhorias obtido em convênio entre a administração municipal e o governo federal, têm a conclusão estimada para o primeiro semestre deste ano.
Ao todo, conforme convênio federal estabelecido com a Prefeitura por meio do Ministério das Cidades, são previstas intervenções em 17 áreas consideradas de risco.
As melhorias visam o benefício direto de mais de 250 famílias, sob investimentos na ordem de R$ 13 milhões. Até o momento, Blumenau obteve o repasse de cerca de R$ 3 milhões e conta com duas obras concluídas nas ruas Otto Marquardt, no Garcia, e Eduardo Schwartz, no Fortaleza.
As contenções se destinam a estabilizar as encostas, reparar os locais afetados e impedir a ocorrência de outros deslizamentos. Na recuperação de cada localidade, foram considerados critérios como condições geológicas, clima e o volume de chuvas para a definição da obra mais adequada a ser executada.
As execuções no município são associadas à realização de um programa técnico social de educação ambiental junto às comunidades atingidas. A abordagem leva informações sobre o propósito das obras e a importância do cuidado com o meio ambiente na prevenção a novos desastres.
Foto: Marcelo Martins