Assolado em 2008 por uma tragédia que além de comprometer sua estrutura física também ceifou a vida de muitos de seus entes queridos a região dos Baús em Ilhota enfrenta o abandono e o descaso.
Uma das regiões mais belas do Vale do Itajai, e que mesmo diante de seu atual estado de abandono recebe centenas de turistas que procuram por área verde para simplesmente descansar ou para prática de esporte de aventura como o ciclismo, montanhismo, rapel, etc.
Apesar de não encontrarem o ambiente ideal para a pratica de esportes, como por exemplo a falta de segurança, turistas continuam
procurando a região para o lazer. (Foto: jcm)
Esquecidos
Desde a tragédia o local não recebe recursos e tem ao longo desses anos se degradado cada vez mais. Atos de vandalismo e caça predatória de espécies da região, retirada ilegal de mata nativa bem como exploração indevida por parte de agências não governamentais com fins laboratoriais retiram ainda mais a vitalidade da região.
Abandono é motivo de tristeza e preocupação por parte da população da região. (Foto:: João Carlos Maba)
A história pode ser diferente.
Está tramitando na Câmara Municipal de Ilhota aguardando o parecer dos edis, um projeto de lei que transforma aquela região do Baú em Parque Municipal com todos os recursos para revitalização e proteção.
Segundo Daniel Bosi, Prefeito de Ilhota, o valor para executarmos o projeto está disponível e corremos seriamente o risco de perdê-lo se o projeto não for aprovado a tempo por nossos vereadores.
A pergunta que não quer calar.
A demora, o descaso, e o abandono do Morro do Baú a quem poderia afinal estar beneficiando?
Com certeza não a população daquela região, muito menos aos Ilhotenses que seriam, isso sim, beneficiados com sua revitalização.
â–º Leia outras matérias relacionadas a região dos Báus
â–º Veja como tem sido a movimentação para criação do Parque Municipal Morro do Baú