Mesa farta, bebidas e muita alegria com a família e amigos, assim é a cultura italiana! E toda essa tradição poderá ser prestigiada a partir de amanhã, dia 1º, até o dia 17 de abril no 1º Cottura – Festival Gastronômico de Nova Trento, que acontece na cidade localizada no Vale do Rio Tijucas. O evento pretende apresentar para moradores locais e para os turistas toda a herança cultural e gastronômica que veio para as terras neotrentinas há cerca de 130 anos com os primeiros colonizadores.
O Cottura – que em italiano quer dizer cozimento, cozido, quente, pronto-, terá 13 estabelecimentos participantes, entre eles restaurantes, que vão apresentar menus exclusivos, além de uma cervejaria, vinícolas e cafés que mostrarão a diversidade de Nova Trento. Os valores foram elaborados para atender todos os gostos e bolsos e variam de R$ 20 a R$ 99,00, com a opção de que em alguns estabelecimento há delivery. Além disso, quando o visitante prova quatro menus em estabelecimentos diferentes, ganha um brinde especial.
“Esse é o nosso primeiro Festival Gastronômico e a expectativa é realizar um evento onde as pessoas se sintam em casa, experimentando mais do que uma comida italiana, mas saboreando tradições e histórias que vieram de nossos antepassados, que eram aqueles ‘segredinhos de preparo’ e que vamos compartilhar em cada menu do Cottura”, lembrou o vice-presidente da Associação Neotrentina do Turismo – Neotur, André Aladeu Orsi.
E para criar os menus exclusivos para o Festival, os participantes frequentam desde o ano passado, oficinas, palestras, rodas de conversas e capacitações com especialistas do Sebrae da Regional Foz do Itajaí. As consultorias orientaram os profissionais desde a escolha das iguarias, com a valorização de ingredientes da produção local e produtos catarinenses.
“A partir do momento que abrirmos as portas para o pessoal que for conhecer os restaurantes e começar oficialmente o Cottura, espero que sintam a mesma emoção que todos estamos sentindo neste momento, onde fizemos o nosso melhor para atender o público. Com certeza o sabor vai agradar a todos e será um sucesso”, diz o proprietário do restaurante Torento Sushi Bar, Jean Filipe Fadel. Segundo o chef, “uma cozinha oriental, localizada em uma cidade de raízes italianas, traz o item mais desejado da casa: o salmão, que poderá ser degustado na entrada e no prato principal”.