CORREIO DO VALE - Materias
Ilhota, 29 de Novembro de 2024
publicidade topo
Últimas Notícias da Região
Ilhota, 12 de Setembro de 2019

Representantes de Gaspar participam do III Fórum TCE Educação

Na última terça-feira, dia 10, aconteceu o III Fórum TCE Educação



1.4941002949853
 


 Na última terça-feira, dia 10, aconteceu o III Fórum TCE Educação, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, em Florianópolis. O encontro teve como tema “O processo de melhoria contínua da educação”. Ao todo, cerca de 500 pessoas, entre secretários municipais de educação, controladores internos e representantes da área de educação nas associações de municípios, participaram do 3º Fórum TCE Educação. Representando Gaspar, participaram do encontro, a secretária de Educação Zilma Mônica Sansão Benevenutti e a servidora da Juliana Muller Silveira.  

   Entre os temas abordados esteve a apresentação do modelo-piloto aplicado na Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) de prestação de contas dos municípios que inclui gastos com a Educação já no orçamento, a importância da gestão democrática para a operacionalização das políticas de educação no dia-a-dia das escolas e para permitir a participação de toda a comunidade escolar.

  A secretária municipal de Educação Zilma Mônica Sansão Benevenutti destaca a importância da participação no fórum. "Um importante momento de formação e de orientações para que os Planos Municipais de Educação sejam a cada dia mais implementados em cada município catarinense" ressalta.

   Uma novidade importante foi apresentada durante o fórum. A Diretoria de Informações Estratégicas (DIE) desenvolveu um painel eletrônico, com dados, neste primeiro momento, das Metas 1, 2, 3, 7 e 20, relativas à educação infantil, aos ensinos fundamental e médio, ao aprendizado adequado na idade certa e ao financiamento da educação. Em exposição durante o Fórum o auditor fiscal de controle externo Alessandro de Souza, da DIE, fez uma demonstração de algumas funcionalidades, a partir de informações das Metas 7 e 20 dos Planos Municipais. Tais metas tratam, respectivamente, do atingimento das médias nacionais para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e da ampliação do investimento público em educação, considerando o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB).

   Desenvolvido com o uso do QlikSense, uma ferramenta de Business Inteligence (BI), o Painel de Acompanhamento considera os dados do Sistema de Fiscalização Eletrônica (e-Sfinge) do TCE/SC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

Comentários

Endereco
email
mais info