Ilhota, 06 de Agosto de 2019
Projeto Capital Nacional da Moda Infantil será protocolado está quarta-feira em BrasÃlia
Nesta quarta-feira, dia 7, o projeto de lei que poderá conceder à Gaspar o tÃtulo oficial de Capital Nacional da Moda Infantil
esta quarta-feira, dia 7, o projeto de lei que poderá conceder à Gaspar o título oficial de Capital Nacional da Moda Infantil será protocolado na Câmara de Deputados, em Brasília. Uma comitiva da cidade deve acompanhar o ato. O pleito é da Prefeitura de Gaspar em parceira com a Associação Empresarial de Gaspar - ACIG, Núcleo Têxtil, empresários e trabalhadores do setor. O Projeto de Lei será protocolado através do Deputado Federal Rogério 'Peninha' Mendonça.
O prefeito Kleber Wan-Dall estsrá em Brassília para acompnhar o protocolo. Estarão presentes também o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Celso de Oliveira, o assessor de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Schnaider Pedrini, o presidente da ACIG, Nelson Alexandre Bornhausen e o coordenador do Núcleo Têxtil da ACIG, Douglas Junkes.
No início de julho, o prefeito Kleber Wan-Dall entregou ao Deputado Peninha o projeto com informações que apontavam o grande potencial do município para receber o título. Em Gaspar, 28,16% das empresas são voltadas para o setor têxtil. Ao todo, são 870 empresas de confecção, 484 facções e 85 tinturarias, fiações, tecelagem e outros. Cerca de 60% dessas empresas são voltadas para o setor infantil, o que reforça a justificativa para que Gaspar recebe oficialmente este título.
Em Gaspar a indústria têxtil emprega cerca de oito mil colaboradores de forma direta e é responsável por quase 30% do seu PIB. Por ano, o município envia diariamente milhares de peças para todo território nacional e é reconhecido por ter um produto diferenciado e de qualidade. “Uma vez assumindo esse título formal, ele transformará a visão do município pelo país, ajudando no crescimento do setor”, comenta Douglas Junkes, coordenador do Núcleo Têxtil da ACIG. “O título exigirá mais qualidade dos nossos produtos e serviços, e teremos que nos preparar para oferecer estruturas de compras tanto no varejo quanto no atacado, porém Gaspar tem potencial para isso”, explica Junkes.
Para o prefeito Kleber Wan-Dall, a divulgação do potencial têxtil de Gaspar é essencial para um melhor desenvolvimento da cidade e ajudará a identificar o município em cenário nacional. “A conquista do título irá marcar e dar destaque nacional a Gaspar, gerando ainda mais visibilidade para este fundamento setor da nossa economia, além de criar oportunidades de emprego e renda para a população gasparense”, ressalta.
COMDEL
Gaspar conta com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Local, projeto esse que tem o propósito de praticar a gestão participativa entre poder executivo e entidades locais de forma organizada e formalizada. Do Comdel fazem parte diversas entidades, empresas e instituições, entre elas a Associação Empresarial de Gaspar (ACIG). O projeto abrange: Educação empreendedora, Desenvolvimento Econômico, Segurança, Turismo e Inovação, com o foco de tornar o município uma referência nacional como polo turístico, com desenvolvimento econômico diversificado e sustentável, reconhecida pela população como uma cidade humanizada de alta qualidade de vida.