Ilhota, 06 de Agosto de 2019
Feira de Artesanato acontece neste sábado
Sábado, dia 10, acontece a edição mensal da Feira de Artesanato na Praça Getúlio Vargas,
Sábado, dia 10, acontece a edição mensal da Feira de Artesanato na Praça Getúlio Vargas, no Centro. As inscrições começam na terça-feira, dia 06, e as vagas são exclusivas para artesãos de Gaspar associados a Gaspar Art. A feira já é tradicional no município e nesta edição pode ter seu horário estendido por conta da programação do comércio local em alusão ao Dia dos Pais.
Promovida pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Diretoria de Cultura juntamente com a Gaspar Art, a feira tem como objetivo criar uma cultura envolvendo o artesanato no município e mostrar o quão promissor é o trabalho criativo gasparense. Crescendo ano após ano, a feira é bem recebida pela população do município e conta com opções variadas de trabalhos em várias tendas espalhadas pela praça.
Para a Diretora de Cultura, Neida Beduschi, a feira ajuda a integrar a população e gerar um momento de lazer. “Essa é uma tradição que é sempre muito bem recebida pela população do município”, comenta a diretora. “Gaspar tem potencial no artesanato e ações como essas ajudam na renda e na divulgação desses artesãos”, finaliza Neida.
A feira, que acontece no segundo sábado de cada mês, movimenta os artesãos da região e os auxilia com um espaço para a venda e a divulgação de seus produtos. Em Gaspar, a procura por se capacitar e microempreender neste setor é alta. “A Gaspar Art hoje ajuda o artesão na área de cursos de capacitação, tanto na parte prática do artesanato quanto na parte do empreendedorismo”, comenta Alaíde Vitorino, presidente da Associação Gaspar Art. “O governo municipal e a Diretoria de Cultura vêm nos apoiando muito e nos dando muita visibilidade, é ótimo para o artesão gasparenses ver seu trabalho em destaque. Sabemos que ninguém faz nada sozinho”, salienta.
No ano passando, a Prefeitura de Gaspar em parceira com a Associação dos Artesãos e o Governo do Estado de Santa Catarina, capacitaram e emitiram a Carteira Nacional do Artesão para dezesseis associados que participam das feiras promovidas pelo município. “A qualificação deixa clara a qualidade dos produtos que serão encontrados na feira”, garantiu Alaíde.