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Ilhota, 18 de Julhi de 2019

Teleconsultoria tira mais de 6 mil pacientes das filas de espera em Itajaí

Implantação do serviço agiliza os atendimentos nas áreas de endocrinologista, ortopedista, reumatologista e dermatologista



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Em pouco mais de 60 dias de implantação, a teleconsultoria conseguiu reduzir significativamente a espera por consultas com endocrinologista, ortopedista, reumatologista e dermatologista em Itajaí. No final de abril, a fila destas especialidades somava mais de 9.036 pacientes. Com o início do serviço, agora são 2.901 pessoas aguardando por uma consulta nessas áreas.

 A fila que apresentou maior redução foi a da ortopedia: de 6.392 para 2.030 pacientes atualmente, ou seja, 4,3 mil pessoas a menos. A espera por endocrinologista reduziu mais de 90%, passando de 1.341 para 86 pacientes em 45 dias de implantação do serviço. A fila para consulta com dermatologista também apresentou diminuição – no fim de abril eram 425 pacientes contra 51 pessoas que estão na fila no momento.

 Na reumatologia, a fila de consultas passou de 878 para 734 pacientes. O resultado foi menor nesta especialidade porque o Município tem pactuação com outras cinco cidades da região, que passaram a incluir mais pacientes na fila para atendimento.

 “A teleconsultoria qualifica a rede de atenção à saúde do município, priorizando e garantindo que os casos graves cheguem em tempo oportuno no atendimento especializado. Com isso, em pouco tempo conseguimos dar vazão às filas de espera e a nossa meta é agilizar ainda mais os atendimentos”, afirma a secretária de Saúde de Itajaí, Sandra Ávila.

 O serviço de teleconsultoria atendeu 847 solicitações em pouco mais de 60 dias. Os pacientes que estão na fila de espera atualmente já estão em processo de regulação e agendamento da consulta. Além disso, foi realizado um trabalho de avaliação de todas as pessoas que estavam na fila dessas especialidades pelo setor de Regulação da Secretaria de Saúde, que verificou casos em que a consulta não era mais necessária.

 Como funciona

 Na prática, a teleconsultoria torna o atendimento das unidades de saúde mais resolutivo, reduzindo o tempo de espera do paciente por tratamento. Se o clínico geral tiver uma dúvida sobre o caso, ele utiliza a plataforma digital do serviço para entrar em contato com o especialista da área.

 Os teleconsultores têm prazo de até 72 horas para dar uma resposta ao pedido, fornecendo orientações sobre como prosseguir o atendimento na Unidade Básica de Saúde ou sugerindo o encaminhamento para os médicos especialistas. Atualmente, todas as solicitações para endocrinologista, ortopedista, reumatologista e dermatologista passam pela teleconsultoria.

 “Esse serviço também otimiza a primeira consulta com o especialista e o diagnóstico do caso, pois o paciente já chega com os exames prontos para avaliação do médico”, explica a secretária Sandra.
 

 

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