CORREIO DO VALE - Materias
Ilhota, 29 de Novembro de 2024
publicidade topo
Últimas Notícias da Região
Ilhota, 15 de Julhi de 2019

Itajaí terá Festa do Peixe no primeiro sábado de agosto

Evento homenageia os pescadores da cidade e distribuirá cerca de 10 toneladas de pescado gratuitamente



1.2091633466135
Maior porto pesqueiro do Brasil e responsável por 55% da venda de pescados no mercado nacional, Itajaí vai realizar a Festa do Peixe no primeiro sábado do mês de agosto, dia 3. O evento é uma homenagem aos pescadores da cidade e comemora a retomada da pesca industrial da tainha. A festividade ocorrerá na Vila da Regata, ao lado do Centreventos, das 10h às 16h, e vai distribuir cerca de 10 toneladas de peixe gratuitamente à população.

Organizada pelo Município de Itajaí, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Turismo e Eventos, a Festa do Peixe conta ainda com apoio da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca, do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca). Os associados das entidades do setor farão a doação dos pescados para o evento.

“Felizmente, a pesca da tainha foi liberada e a Festa do Peixe é uma maneira de comemorarmos e homenagearmos esses trabalhadores do mar, tão importantes para o nosso município. Como há menor disponibilidade da espécie no mercado, vamos incluir outros peixes, como a anchova, que tem sido pescada em bom volume”, explica o prefeito Volnei Morastoni.

Em torno de 30 entidades e secretarias municipais devem participar da Festa do Peixe. Nesta edição, o evento deverá oferecer tainha, anchova e sardinha preparadas das mais diversas formas pelos participantes: assadas, fritas, grelhadas ou na brasa. A expectativa é que a festividade reúna em torno de 15 mil pessoas durante o sábado.

Pesca é referência

 Com aproximadamente 700 embarcações de pesca industrial, cerca de 40 indústrias de pescados congelados e a maior enlatadora de pescado da América Latina, Itajaí é referência em tecnologia, inovação e qualidade na pesca. O setor também representa o segundo PIB da cidade.

 “A Festa do Peixe é um reconhecimento e uma celebração à nossa pesca. Somos um dos polos de pesca industrial mais produtivos do país e, não podemos esquecer, o mais produtivo de Santa Catarina. Após várias restrições que foram impostas à pesca da tainha, os pescadores nos solicitaram a realização da festa para comemorar a reabertura”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.

 Toda estrutura da festa, como tendas, palco, banheiros químicos e segurança, será disponibilizada pelo município, além de atrações culturais. O evento ainda terá apoio da Guarda Municipal, Codetran, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

 

 

Comentários

Endereco
email
mais info