CORREIO DO VALE - Materias
Ilhota, 29 de Novembro de 2024
publicidade topo
Plantão
Ilhota, 21 de Janeiro de 2019

 

Paratletas do Handebol de BC receberão cadeiras de rodas feitas sob medida

Serão cinco cadeiras doadas através FUNDESPORTEBC



1.3142201834862

O Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes (ICED), através do FUNDESPORTEBC, adquire a partir da próxima semana, cinco cadeiras de rodas esportivas sob medida, que irão beneficiar atletas de rendimento do handebol em cadeira de rodas de Balneário Camboriú. O projeto foi apresentado pelo ICED com intuito de melhorar o rendimento dos atletas em competições oficiais, melhorar as condições e evitar desgaste físico.

“Essas cadeiras foram adquiridas através do FUNDESPORTE, que é o Fundo Municipal destinado ao apoio de projetos desenvolvidos no município. Dentro do FUNDESPORTE temos algumas categorias, dentre elas a apresentação de projetos de rendimento ou de ações sociais, que foi o que o ICED apresentou. Todas as propostas são avaliadas pelo Conselho Municipal de Esportes junto com a Fundação Municipal de Esportes e a participação é aberta para organizações sem fins lucrativos e que necessariamente devem apresentar uma contrapartida ao município. O ICED doar duas cadeiras de rodas, que serão substituídas pelas novas, para o Paradesporto na Escola”, contou a superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Mariana Dalvesco Guassaloca.

A atleta de Balneário Camboriú, Claudia Maria Dutka, de 24 anos, garante que o rendimento nesse ano, comparado ao ano anterior, será muito melhor com a cadeira nova. “Nem tenho palavras para descrever a felicidade. Agora com a cadeira sob medida vai ser totalmente diferente, vou conseguir treinar melhor, sem dores e machucados. Estou muito ansiosa e sei que agora vai render muito mais os treinos e vou poder dar o melhor de mim, tanto nos treinos como nas competições”, disse.

O atleta Igor Luiz da Costa, também destacou a importância do novo equipamento. "Poderemos ter nosso material em ótimo estado, novo para conseguir competir e nos destacarmos individualmente e coletivamente representando Balneário Camboriú”, completa.

A atleta e técnica da Fundação Municipal de Esportes, Gévelyn Cassia Almeida, ressalta a importância das novas cadeiras. “Receber o equipamento sob medida, de acordo com a especificidade da deficiência, afeta diretamente no rendimento. Sem contar com o desgaste, que será menor. As cadeiras antigas tinham manutenção muito cara e às vezes causavam lesões por não ser sob medida. É imensurável ver isso tudo se concretizar, enquanto professora e pessoa com deficiência. Confesso que estou muito animada com esse ano de 2019, que promete”, finaliza.

No ano passado, a equipe masculina conquistou o segundo lugar no Parajasc e a quinta colocação no brasileiro. A equipe feminina conquistou o bronze no nacional. Ao todo, foram 14 convocados para a Seleção Brasileira de Handebol Adaptado

 

Comentários

Endereco
email
mais info