Ilhota, 30 de Maio de 2018
Abertura do 14º Salão Nacional de Artes de ItajaÃ
Evento gratuito será realizado de 01 de junho a 15 de julho
A abertura oficial do 14º Salão Nacional de Artes de Itajaí vai ocorrer nesta sexta-feira (01), às 19h, na Casa de Cultura Dide Brandão. Palestras com Denilson Baniwa, Trilha Sapopema, e os 35 artistas de diversas partes do Brasil marcam o início da programação totalmente gratuita. A comunidade poderá prestigiar os trabalhos expostos em dez espaços culturais na cidade entre 01 de junho e 15 de julho. A nova edição do evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Itajaí e da Fundação Cultural, em conjunto com o Ministério da Cultura e do Governo Federal.
“O salão de Itajaí é um evento que já tem uma continuidade bem interessante. Ele ganhou uma projeção a nível nacional, por isso conseguimos colocar a cidade no mapa da arte contemporânea com a qualidade das obras ao longo dos anos", comenta Célia Barros, curadora do 14º Salão de Artes de Itajaí.
Já no sábado (02), uma mesa redonda com as avaliadoras dos projetos Célia Barros, Mônica Hoff e Vânia Leal será oferecida à população. A conversa será realizada no Museu Histórico de Itajaí às 10h e terá entrada gratuita.
Os dez locais em Itajaí se dividem em municipais e parceiros, com horários específicos para a visitação. A Casa de Cultura Dide Brandão, Museu Histórico, Museu Etno-Arqueológico, Casa Konder e Casa Burghart terão o horário de funcionamento das 9h às 18h, de segunda a segunda, sem fechar aos domingos. Estes locais contarão com mediadores para ajudar na interpretação das obras, das 9h às 13h e das 14h às 18h.
As exceções são o Teatro Municipal e o Mercado Público, que poderão ter o horário de visitas estendido em dias com atrações na agenda.
Já os locais parceiros são: Sesc de Itajaí, de segunda a sexta-feira entre 02 a 15 de junho (inauguração excepcionalmente no sábado dia 02), das 09h às 19h; Itajaí Shopping, de segunda a segunda, das 10h às 22h; e o Terminal Rodoviário.
Sobre o 14º SNAI
O tema será “territórios” e estarão expostas as obras ligadas à pintura, gravura, desenho, escultura, cerâmica, tapeçaria, objetos, assemblagem, arte digital, fotografia, vídeo, performance e instalação.
Os artistas que farão parte do evento receberão apoio financeiro. A Fundação Cultural de Itajaí vai adquirir as três obras com melhor avaliação, de acordo com o parecer da Comissão Julgadora.
PROGRAMAÇÃO
01 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)
ATIVIDADE – Abertura do 14º Salão Nacional de Artes de Itajaí: Palestra com Denilson Baniwa/Trilha Sapopema/Artistas
Local: Casa de Cultura Dide Brandão
Horário: 19h
Quanto: Gratuito
02 DE JUNHO (SÁBADO)
ATIVIDADE – 14º SNAI: Mesa redonda com Célia Barros, Mônica Hoff e Vânia Leal
Local: Museu Histórico de Itajaí
Horário: 10h
Quanto Gratuito
Fonte: Assessoria/Divulgação