Quase 200 bichinhos estarão à disposição para doação, das 10h às 16h
“Eu tinha levado um dos gatos que adotei para castrar no canil e, enquanto esperava, saíram uns dez filhotes por uma porta. A Poti grudou na minha perna e não tive coragem de deixá-la ali. Me apaixonei”, conta.
Além da cachorrinha, a aposentada cuida de oito gatos e mais dois cães. Para ela, a adoção precisa ser responsável para que não ocorram novos abandonos. “Eu tenho bastante espaço em casa e todos os meus animais são bem tratados, mas tem gente que pega porque é filhote e depois abandona”, comenta.
O casal de Balneário Piçarras, Sílvio Stefen, 43, e Thalyssa Belarmino, 19, também sabe a importância da adoção responsável. Por isso, foi até o canil de Itajaí e escolheu uma cachorrinha de dois anos, que tem o perfil ideal para se adaptar à família. “Já adotei antes duas cadelinhas e agora escolhemos mais uma. Como temos crianças pequenas, tinha que ser um cachorro dócil e adulto”, conta Sílvio.
Para ele, a adoção é uma forma de tirar mais bichinhos das ruas. “A gente até poderia comprar um cachorro, mas a intenção é ajudar e, com certeza, vamos cuidar sempre”, relata. A nova amiguinha da família ainda não tem nome, porque antes vai receber banho e muitos mimos em um pet shop.
A professora Andrea Marçaneiro, 38, decidiu dar um amiguinho novo para a filha Beatriz, de quatro anos. As duas foram até o canil na Itapaiva e escolheram um gatinho para levar para casa. “A minha filha queria muito um amiguinho e como a gente mora em apartamento ter um cachorro ia ficar difícil, então escolhemos um gatinho. Ele ainda está assustado, mas vai ganhar muito amor”, conta após a adoção.
Campanha de doação
Apesar da boa ação de Cecília, Sílvio, Thalyssa, Andrea e Beatriz, a chegada de novos cães e gatos no canil de Itajaí continua sendo maior que o número de adoções. Em dezembro de 2016, foram doados 37 animais, porém chegaram ao local outros 60 – a maioria abandonado.
Para estimular esses números, a unidade promove neste domingo (22) mais uma campanha de doação. O atendimento será das 10h às 16h e para adotar é necessário comparecer ao local com comprovante de residência e documento de identidade.
Serão colocados para adoção quase 200 animais, entre cães e gatos. Os adultos já saem castrados e os filhotes poderão ser castrados mais tarde, conforme preconização do Ministério da Saúde para diminuir a população de rua, gratuitamente. O canil funciona em domingos alternados, além de atender também durante a semana das 8h às 12h e das 13h às 16h30. A unidade fica na Rua Manoel Bernardes, s/n, bairro Itaipava.
Endereco
email
mais info