CORREIO DO VALE - Materias
Ilhota, 25 de Novembro de 2024
publicidade topo
Últimas Notícias da Região
Ilhota, 19 de Janeiro de 2017

 

Itajaí - Agentes de endemias fazem mais de 16 mil visitas nas duas primeiras semanas do ano

Trabalho intenso de combate à dengue ocorre em diversos bairros da cidade



1.04125
Os agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Itajaí visitaram 16.279 residências e comércios nas duas primeiras semanas de 2017. Ao todo, 75 profissionais estão se dedicando, desde o início do ano, à orientação e combate ao mosquito Aedes Aegypti, inicialmente nos bairros Cordeiros, São Vicente, Cidade Nova, São João e Barra do Rio.

O trabalho intenso, que recebeu o reforço de 20 agentes neste ano, tem rendido bons resultados: ainda não foram registrados casos de dengue na cidade em 2017. No mesmo período do ano passado tinham sido contabilizados 11 casos positivos da doença, sendo cinco autóctones (contraídos na cidade) e seis importados (contaminação oriunda de outros municípios).

“Também começaremos a atacar os locais onde há focos positivos do mosquito para erradicar os criadouros. Pedimos ainda o apoio da comunidade para que faça a sua parte, não deixe água parada e não coloque entulho em terrenos baldios. Vamos vencer essa luta contra o mosquito”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

550 caminhões recolhidos

O mutirão de recolhimento de entulhos, que começou no início do ano e recolheu até esta quinta-feira 550 caçambas de lixo, também está sendo importante para auxiliar os agentes de endemias no trabalho de campo. A ação segue no bairro Cidade Nova até o início da próxima semana e depois parte para o Cordeiros. Os moradores que desejam descartar algum objeto devem deixar os materiais na calçada para recolhimento. O horário de atendimento é das 7h às 13h.

Além disso, o drone da Secretaria de Segurança está fazendo levantamentos fotográficos de locais de difícil acesso nos bairros Centro e São João, onde as armadilhas de monitoramento confirmaram focos positivos do Aedes. Foram identificadas irregularidades em caixas d’água e calhas – os proprietários já receberam orientação dos agentes de endemias.

As ações de combate à dengue são definidas pela Sala de Situação municipal que envolve várias secretarias, órgãos públicos e entidades governamentais e não-governamentais. A próxima reunião dos representantes será na terça-feira, dia 24 de janeiro.

 

Comentários

Endereco
email
mais info