Competidores das ParalimpÃadas Rio 2016 se consagraram campeões na Vila Germânica.
Na classe BC1, o ouro ficou com Guilherme Germano, que venceu José Carlo Chagas por 5 a 3. Maciel Santos levou o primeiro lugar na BC2 por 3 a 2, contra Lucas Araújo. Já na classe BC3, a medalhista paralímpica Evelyn Oliveira se tornou a campeã brasileira por 9 a 0, na disputa com Solange Amaral. Os irmãos e também medalhistas paralímpicos Marcelo e Eliseu Santos se enfrentaram na final da classe BC4. Marcelo fez 5 a 1 e levou o ouro.
Na disputa por regiões, as equipes do Sudeste ficaram com a melhor colocação geral, seguidas pela anfitriã região Sul. O leste ficou com a terceira colocação, completando o pódio.
Os jogos tiveram início na sexta-feira, dia 2, com a participação de cerca de 70 paratletas de todo o país. Delegações de Estados como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Alagoas e também de Santa Catarina se admiraram com a estrutura que Blumenau ofereceu ao evento. A Associação Nacional do Desporto para Deficientes (Ande) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), entidades organizadoras, também destacaram a excelência com que foram recebidas pela cidade.
O presidente da Ande, Frederico Frazão, destacou que a entidade pretende voltar muitas vezes à cidade. “Nossos atletas foram tratados com muito carinho, num local de competição excepcional. Fomos recebidos de braços abertos e ficamos honrados de estar aqui”.
O Paradesporto Escolar de Blumenau também participou do evento, proporcionando Vivências Paralímpicas aos visitantes. Pessoas com ou sem deficiência podiam experimentar a prática de esportes em diversas modalidades, por meio dos equipamentos disponibilizados pelo Programa. Para a coordenadora Giselle Margot Chirolli, sediar o maior evento nacional da Bocha Paralímpica foi extremamente importante para o paradesporto da cidade. “Este é o maior evento nacional, de onde saem os futuros beneficiados do Bolsa-Atleta, que terão incentivo para continuar treinando e integrarão a seleção brasileira. Receber um evento deste, em ano de Paralimpíadas no Rio de Janeiro é uma honra e um crescimento enorme para o Paradesporto de Blumenau. Tudo correu como o previsto e fizemos o nosso melhor para que o Campeonato fosse um sucesso.”, completou.
O Campeonato Brasileiro Individual de Bocha Paralímpica contou ainda com o apoio da Fundação Municipal de Desportos, do Parque Vila Germânica, da Fundação Pró-Família, UNIMED, Fácil Comunicação Visual, SCS e JC Sonorização, CRW Som e Telão, Cuka Filmes, Executivo Transportes e RBS TV.
Endereco
email
mais info