CORREIO DO VALE - Materias
Ilhota, 25 de Novembro de 2024
publicidade topo
Últimas Notícias da Região
Ilhota, 20 de Abril de 2015

Bombinhas recebe projeto sopro novo da Yamaha

Musicalização através da flauta doce é realizada em Bombinhas por meio do projeto Oficinas Culturais.



As aulas de flauta doce iniciaram em Bombinhas no ano de 2013, primeiramente para crianças, e neste ano o projeto ampliou para atender adultos, sob responsabilidade da professora Vanessa Pscheidt. Com o objeto de incentivar competências na musicalização a Fundação de Cultura firmou parceria com o Projeto Sopro Novo da Yamaha, e a professora Vanessa passou a ser monitora do programa em Bombinhas. Para tanto foi realizado entre os dias 16 e 17 de abril o 1º Seminário do programa “Aprendendo a ler música”, na Casa de Cultura Piana do Crivo.

1.5075376884422

O Seminário reuniu 20 integrantes, entre alunos e professores de música, no encontro ministrado pela diretora administrativo pedagógica Mirtes Strapazzon, do Conservatório de Belas Artes de Joinville e Regional Sul do Sopro Novo Yamaha. Licenciada em música e pedagogia, bacharelado em piano e mestrado em educação, a professora Mirtes ainda, atua como pianista e flautista em orquestras e grupos catarinenses.

O programa da Yamanha com essa estrutura de musicalização é exclusividade brasileira e possui um histórico de 10 anos de existência. Tem um período de oito a nove meses de estudos, terá mais dois seminários de formação, e ao concluir o aluno recebe certificado entregue em formatura. “O aprendendo a ler música parte do princípio que você pode vir pra cá adulto sem conhecimento algum de música, a partir do seminário desenvolver o conhecimento e posterior a formatura ampliar seus horizontes com novas buscas”, ressalta a professora Mirtes.

O conteúdo do curso abrange desde a formação de plateia, teoria até a prática musical, é disponibilizado pela coorporação Yamaha através de uma Fundação Musical. Mirtes elogiou o grupo bombinense e destacou a sensibilidade e a musicalidade do conjunto. “O grupo é muito bom e a musicalização parte do interno para desenvolver o exterior. Para a musicalização o importante é o processo, o resultado é consequência”, afirma a professora.

Além de uma viagem em torno das notas musicais e despertar sentidos jamais imaginados pelos participantes, as aulas proporcionaram uma sensibilização do todo que a musicalização é capaz de realizar no ser humano e este sentimento irá para a sala de aula através dos professores de outros instrumentos. Além disto os alunos de flauta doce ampliam conhecimento e recebem uma carga motivacional, imensurável, para a continuidade das aulas.

 

 

Comentários

Endereco
email
mais info